03/06/2025
O amor está no ar: o Dia dos Namorados promete movimentar o comércio. Sondagem realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) e pelo Sebrae/PR revela que 39,4% dos paranaenses pretendem presentear no próximo dia 12 de junho. Na região Leste esse percentual é ainda maior, de 44%. Contudo, 42% não vão comprar nada e 14% estão indecisos.
O principal motivo alegado por quem vai passar a data sem presentes é não ter um namorado(a) ou companheiro(a), com 39,8% das respostas. Outros 20,5% dizem não comemorar a data e 16,9% simplesmente preferem não gastar, sem motivo específico. Apenas 12% mencionaram a situação financeira ou o desemprego como impedimento.
As mulheres estão menos propensas a comprar presentes para o namorado na região Leste: 37,7% vão presentear alguém ante 48,2% que não vão comprar presentes neste Dia dos Namorados. Os homens são mais românticos, sendo que 52,3% pretendem presentear, contra 33,9% que vão se abster de gastos na data.
A coordenadora de Comércio e Serviços do Sebrae/PR, Suelen Pedroso, destaca que é importante gerar valor e pensar no comportamento dos consumidores. “Datas sazonais não devem ser tratadas como ações pontuais, e sim como parte de uma estratégia comercial contínua. Esses períodos concentram picos de consumo, mas também oferecem oportunidades para ampliar o relacionamento com o cliente, reforçar o posicionamento da marca e gerar recorrência nas vendas”, comenta.
Suelen também lembra que investir em experiência, personalização e no atendimento são aspectos fundamentais para fidelizar consumidores e manter a competitividade do negócio ao longo do ano.
Regiões
Há quem diga que os curitibanos são fechados, mas entre as regiões do estado, Curitiba lidera o romantismo. Na capital, 44,9% dos entrevistados disseram que vão comprar presentes para seus parceiros. A região Leste (44%) e a região Sul (43,2%) seguem de perto. Já nas demais regiões, o percentual é um pouco mais tímido: Noroeste (37,8%), Norte (37,2%), Centro (35,8%) e Oeste (32,9%).
Tipo de presentes
A principal escolha para agradar a pessoa amada serão roupas, bolsas e calçados, escolhidos por 45,5% dos entrevistados. Em seguida estão perfumes e cosméticos (25,8%) e joias, bijuterias e outros acessórios (19,7%).
Valor do presente
Neste ano, o tíquete médio de compras no Paraná será de R$ 197,53. Na região Leste, o valor será maior, de R$ 204,38. Contudo, as mulheres pretendem gastar menos, em média R$ 182,81, enquanto os homens apresentam um tíquete médio mais elevado, de R$ 222,76.
Local da compra
O shopping é o local preferido para a compra do presente dos namorados, com 35,5%, seguido pela internet, com 29%. O comércio de rua foi mencionado por 29,1% dos entrevistados, somando as lojas de bairro e do centro.
Além disso, a internet é a principal ferramenta de pesquisa de preço, feita por 87% dos consumidores que pesquisam valores antecipadamente.
Período da compra
A maioria das compras será feita na semana que antecede o Dia dos Namorados, com 54,5% das menções. Os casais que pretendem comprar de 8 a 15 dias antes correspondem a 16,7% e os que já adquiriram o presente somam 12,1%. Uma parcela de 16,7% deixará para o próprio dia 12.
Forma de pagamento
O Pix será a principal forma de pagamento na região, com 26,2%, além do cartão de débito (16,4%) e dinheiro (11,5%), evidenciando uma preferência pelo pagamento à vista, que soma 54,1%. As compras no cartão de crédito no vencimento devem corresponder a 24,6% e na modalidade parcelada, 21,3%.
Influência na decisão de compra
Presentear com qualidade é a principal preocupação dos enamorados, fator mencionado por 32,3% dos entrevistados. O custo-benefício é outro aspecto importante (29%), seguido pelo atendimento do vendedor (21%), enquanto os aspectos relacionados a preço aparecem somente depois de atendidos estes outros pré-requisitos.
Karla Santin – jornalismo@fecomerciopr.com.br | (41) 3883-4530 – WhatsApp (41) 99236-3335
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