NOTÍCIAS

OESTE: O amor está no ar, mas os presentes nem tanto: 32,9% dos namorados da região Oeste vão presentear alguém especial

Sondagem da Fecomércio PR e do Sebrae/PR mostra que a intenção de compras na região é a menor do estado

03/06/2025

“O amor está no ar”, mas a intenção de presentear no Dia dos Namorados, nem tanto. Sondagem realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) e pelo Sebrae/PR revela que 39,4% dos paranaenses pretendem presentear no próximo dia 12 de junho. Na região Oeste, esse percentual é menor, de 32,9%, ante 46,7% que não vão comprar nada e 20,4% que estão indecisos.

O principal motivo alegado por quem vai passar a data sem presentes é não ter um namorado(a) ou companheiro(a), com 37,6% das respostas. Outros 20,8% simplesmente preferem não gastar, sem motivo específico, e 18,8% dizem não comemorar a data. Apenas 11,9% mencionaram a situação financeira ou o desemprego como impedimento.

As mulheres estão menos propensas a comprar presentes para o namorado: 48,7% não pretendem comprar presentes neste Dia dos Namorados, enquanto apenas 32,9% vão presentear. Já entre os homens, 44,7% vão se abster de gastos e 32,9% demonstram intenção de compra.

O coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, avalia que a data continua sendo uma oportunidade relevante para o varejo paranaense. “O comércio de rua mantém sua força no Paraná, sendo o local preferido para aquisição dos presentes no Dia dos Namorados, superando o comércio eletrônico. Pela projeção, roupas, bolsas e calçados serão os itens mais presenteados. As aquisições à vista serão as formas mais utilizadas de pagamento, sendo que a qualidade do produto é o fator preponderante para decidir a compra. Espera-se uma grande movimentação nas lojas e shoppings de todo o estado para a compra de presentes, principalmente na semana que antecede a comemoração”, pontua.

A coordenadora de Comércio e Serviços do Sebrae/PR, Suelen Pedroso, destaca que é importante gerar valor e pensar no comportamento dos consumidores. “Datas sazonais não devem ser tratadas como ações pontuais, e sim como parte de uma estratégia comercial contínua. Esses períodos concentram picos de consumo, mas também oferecem oportunidades para ampliar o relacionamento com o cliente, reforçar o posicionamento da marca e gerar recorrência nas vendas”, comenta.

Suelen também lembra que investir em experiência, personalização e no atendimento são aspectos fundamentais para fidelizar consumidores e manter a competitividade do negócio ao longo do ano.

Regiões

Há quem diga que os curitibanos são fechados, mas entre as regiões do estado, Curitiba lidera o romantismo. Na capital, 44,9% dos entrevistados disseram que vão comprar presentes para seus parceiros. A região Leste (44%) e a região Sul (43,2%) seguem de perto. Já nas demais regiões, o percentual é um pouco mais tímido: Noroeste (37,8%), Norte (37,2%), Centro (35,8%) e Oeste (32,9%), com a menor intenção de compras do estado.

Tipo de presentes

A principal escolha para agradar a pessoa amada na região Oeste serão roupas, bolsas e calçados, escolhidos por 42,9% dos entrevistados. Em seguida estão perfumes e cosméticos (26,5%), jantar (20,4%) e joias, bijuterias e outros acessórios (12,2%).

Valor do presente

Neste ano, o tíquete médio de compras no Paraná será de R$ 197,53. Na região Oeste o valor será superior à média estadual, com expectativa de gasto de R$ 203,74. No entanto, as mulheres devem gastar menos com o presente, em média, R$ 182,27, ante um tíquete médio masculino de R$ 226,12.

Local da compra

O comércio de rua é o local preferido para a compra do presente dos namorados da região Oeste, com 60,4% somando as lojas do centro da cidade e de bairro. A internet é mencionada por apenas 14,6% dos entrevistados, seguida pelos shoppings, que correspondem a 12,5%.

Além disso, a internet é a principal ferramenta de pesquisa de preço, feita por 72,7% dos consumidores que pesquisam valores antecipadamente.

Período da compra

A maioria das compras será feita na semana que antecede o Dia dos Namorados, com 57,1% das menções. Os casais que pretendem comprar de 8 a 15 dias antes correspondem a 30,6% e os que já adquiriram o presente somam 4,1%. Uma parcela de 8,2% deixará para o próprio dia 12.

Forma de pagamento

A maioria dos consumidores dará preferência ao pagamento à vista, com 55,3% das intenções somando Pix, cartão de débito e dinheiro. O cartão de crédito no vencimento concentrará 29,8% das compras e na modalidade parcelada, 14,9%.

Influência na decisão de compra

O custo-benefício é o principal fator avaliado na região Oeste, com 31,2%, seguido pela qualidade do produto, mencionada por 29,2% dos entrevistados. O atendimento do vendedor também conta muito para 25%, enquanto os aspectos relacionados a preço aparecem somente depois de atendidos estes outros pré-requisitos.

DOWNLOAD INFOGRÁFICO

Assessoria de Imprensa

Karla Santin – jornalismo@fecomerciopr.com.br | (41) 3883-4530 – WhatsApp (41) 99236-3335

 

 

Publicado por Karla Santin

03/06/2025 às 10:01

©2025 • Fecomércio PR. Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.