03/06/2025
“O amor está no ar”, mas a intenção de presentear no Dia dos Namorados, nem tanto. Sondagem realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) e pelo Sebrae/PR revela que 39,4% dos paranaenses pretendem presentear no próximo dia 12 de junho. Na região Noroeste, esse percentual é menor, de 37,8%, ante 45% que não vão comprar nada e 17,2% que estão indecisos.
O principal motivo alegado por quem vai passar a data sem presentes é não ter um namorado(a) ou companheiro(a), com 28,7% das respostas. Outros 24,5% dizem não comemorar a data e 20,2% simplesmente preferem não gastar, sem motivo específico. Apenas 10,6% mencionaram a situação financeira ou o desemprego como impedimento.
As mulheres estão menos propensas a comprar presentes para o namorado: mais da metade delas (55%) não pretende comprar presentes neste Dia dos Namorados, enquanto apenas 30% vão presentear e 15% ainda estão em dúvida. Já entre os homens, 42,8% demonstram intenção de compra, superando o percentual feminino, enquanto 38,5% não pretendem gastar e 18,7% permanecem indecisos.
O coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, avalia que a data continua sendo uma oportunidade relevante para o varejo paranaense. “O comércio de rua mantém sua força no Paraná, sendo o local preferido para aquisição dos presentes no Dia dos Namorados, superando o comércio eletrônico. Pela projeção, roupas, bolsas e calçados serão os itens mais presenteados. As aquisições à vista serão as formas mais utilizadas de pagamento, sendo que a qualidade do produto é o fator preponderante para decidir a compra. Espera-se uma grande movimentação nas lojas e shoppings de todo o estado para a compra de presentes, principalmente na semana que antecede a comemoração”, pontua.
A coordenadora de Comércio e Serviços do Sebrae/PR, Suelen Pedroso, destaca que é importante gerar valor e pensar no comportamento dos consumidores. “Datas sazonais não devem ser tratadas como ações pontuais, e sim como parte de uma estratégia comercial contínua. Esses períodos concentram picos de consumo, mas também oferecem oportunidades para ampliar o relacionamento com o cliente, reforçar o posicionamento da marca e gerar recorrência nas vendas”, comenta.
Suelen também lembra que investir em experiência, personalização e no atendimento são aspectos fundamentais para fidelizar consumidores e manter a competitividade do negócio ao longo do ano.
Regiões
Há quem diga que os curitibanos são fechados, mas entre as regiões do estado, Curitiba lidera o romantismo. Na capital, 44,9% dos entrevistados disseram que vão comprar presentes para seus parceiros. A região Leste (44%) e a região Sul (43,2%) seguem de perto. Já nas demais regiões, o percentual é um pouco mais tímido: Noroeste (37,8%), Norte (37,2%), Centro (35,8%) e Oeste (32,9%).
Tipo de presentes
A principal escolha para agradar a pessoa amada na região Noroeste serão roupas, bolsas e calçados, escolhidos por 49,1% dos entrevistados. Em seguida estão perfumes e cosméticos (26,3%), flores e joias, bijuterias e outros acessórios, ambos com 12,3%.
Valor do presente
Neste ano, o tíquete médio de compras no Paraná será de R$ 197,53. Na região Noroeste, no entanto, o valor será inferior à média estadual, com expectativa de gasto de R$ 193,64. A diferença também aparece entre os gêneros: enquanto as mulheres devem gastar, em média, R$ 163,89 com o presente, os homens apresentam um tíquete médio mais elevado, de R$ 208,14.
Local da compra
O comércio de rua é o local preferido para a compra do presente dos namorados, com 39,6% somando as lojas do centro da cidade e de bairro. A internet é mencionada por 26,5% dos entrevistados, seguida pelos shoppings, que correspondem a 22,6%.
Além disso, a internet é a principal ferramenta de pesquisa de preço, feita por 73,7% dos consumidores que pesquisam valores antecipadamente.
Período da compra
A maioria das compras será feita na semana que antecede o Dia dos Namorados, com 60,7% das menções. Os casais que pretendem comprar de 8 a 15 dias antes correspondem a 25% e os que já adquiriram o presente somam 3,6%. Uma parcela de 10,7% deixará para o próprio dia 12.
Forma de pagamento
A maioria dos consumidores dará preferência ao pagamento à vista, com 50% das intenções somando Pix, cartão de débito e dinheiro. O cartão de crédito no vencimento concentrará 26,9% das compras e na modalidade parcelada, 21,2%.
Influência na decisão de compra
Presentear com qualidade é a principal preocupação dos enamorados, fator mencionado por 40% dos entrevistados. O atendimento do vendedor influencia 18,2% das decisões e o custo-benefício é decisivo para 14,6%. Somente depois de atendidos este pré-requisitos é que foram mencionados os fatores relacionados a valores, tais como preço baixo, promoção e desconto.
Karla Santin – jornalismo@fecomerciopr.com.br | (41) 3883-4530 – WhatsApp (41) 99236-3335
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