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CENTRO: O amor está no ar, mas os presentes nem tanto: 35,8% dos namorados da região central vão presentear alguém especial

Sondagem da Fecomércio PR e do Sebrae/PR mostra que tíquete médio na região será de R$ 187,26, o mais baixo do estado

03/06/2025

“O amor está no ar”, mas a intenção de presentear no Dia dos Namorados, nem tanto. Sondagem realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) e pelo Sebrae/PR revela que 39,4% dos paranaenses pretendem presentear no próximo dia 12 de junho. Na região central, esse percentual é ainda menor, de 35,8%, ante 45,7% que não vão comprar nada e 18,5% que estão indecisos.

O principal motivo alegado por quem vai passar a data sem presentes é não ter um namorado(a) ou companheiro(a), com 29,2% das respostas. Outros 21,9% dizem não comemorar a data e 17,7% simplesmente preferem não gastar, sem motivo específico. Apenas 15,6% mencionaram a situação financeira ou o desemprego como impedimento.

As mulheres estão menos propensas a comprar presentes para o namorado: mais da metade delas (54,9%) não pretende comprar presentes neste Dia dos Namorados, enquanto apenas 29,3% vão presentear e 15,8% ainda estão em dúvida. Já entre os homens, 43,5% demonstram intenção de compra, superando o percentual feminino, enquanto 34,8% não pretendem gastar e 21,7% permanecem indecisos.

O coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, avalia que a data continua sendo uma oportunidade relevante para o varejo paranaense. “O comércio de rua mantém sua força no Paraná, sendo o local preferido para aquisição dos presentes no Dia dos Namorados, superando o comércio eletrônico. Pela projeção, roupas, bolsas e calçados serão os itens mais presenteados. As aquisições à vista serão as formas mais utilizadas de pagamento, sendo que a qualidade do produto é o fator preponderante para decidir a compra. Espera-se uma grande movimentação nas lojas e shoppings de todo o estado para a compra de presentes, principalmente na semana que antecede a comemoração”, pontua.

A coordenadora de Comércio e Serviços do Sebrae/PR, Suelen Pedroso, destaca que é importante gerar valor e pensar no comportamento dos consumidores. “Datas sazonais não devem ser tratadas como ações pontuais, e sim como parte de uma estratégia comercial contínua. Esses períodos concentram picos de consumo, mas também oferecem oportunidades para ampliar o relacionamento com o cliente, reforçar o posicionamento da marca e gerar recorrência nas vendas”, comenta.

Suelen também lembra que investir em experiência, personalização e no atendimento são aspectos fundamentais para fidelizar consumidores e manter a competitividade do negócio ao longo do ano.

Regiões

Há quem diga que os curitibanos são fechados, mas entre as regiões do estado, Curitiba lidera o romantismo. Na capital, 44,9% dos entrevistados disseram que vão comprar presentes para seus parceiros. A região Leste (44%) e a região Sul (43,2%) seguem de perto. Já nas demais regiões, o percentual é um pouco mais tímido: Noroeste (37,8%), Norte (37,2%) e Oeste (32,9%) apresentam menor intenção de compra, além da região Central, com 35,8%.

Tipo de presentes

A principal escolha para agradar a pessoa amada na região central serão roupas, bolsas e calçados, escolhidos por metade dos entrevistados. Em seguida estão perfumes e cosméticos (18,5%), comidas ou bebidas (11,1%) e joias, bijuterias e outros acessórios (9,3%).

Valor do presente

Neste ano, o tíquete médio de compras no Paraná será de R$ 197,53. Na região central do estado, no entanto, o valor será inferior à média estadual, com expectativa de gasto de R$ 187,26, o menor entre todas as regiões. A diferença também aparece entre os gêneros: enquanto as mulheres devem gastar, em média, R$ 161,44 com o presente, os homens apresentam um tíquete médio mais elevado, de R$ 208,62.

Local da compra

O comércio de rua é o local preferido pelos consumidores da região para a compra do presente dos namorados, com 35,3% somando as lojas do centro da cidade e de bairro, empatando com as compras online, também com 35,3%. Os shoppings foram mencionados por 21,5% dos entrevistados na região.

Além disso, a internet é a principal ferramenta de pesquisa de preço, feita por 73,8% dos consumidores que pesquisam valores antecipadamente.

Período da compra

A maioria das compras será feita na semana que antecede o Dia dos Namorados, com 55,5% das menções. Os casais que pretendem comprar de 8 a 15 dias antes correspondem a 25,9% e os que já adquiriram o presente somam 9,3%. Apenas 9,3% deixarão para o próprio dia 12.

Forma de pagamento

A maioria dos consumidores dará preferência ao pagamento à vista, com 44,9% das intenções somando Pix, cartão de débito e dinheiro. O cartão de crédito parcelado concentrará 26,5% das compras e o cartão de crédito no vencimento, 24,5%.

Influência na decisão de compra

Presentear com qualidade é a principal preocupação dos enamorados, fator mencionado por 43,1% dos entrevistados. O atendimento do vendedor influencia 19,6% das decisões e o custo-benefício é decisivo para 17,6%. Somente depois foram mencionados os fatores relacionados a valores, tais como preço baixo, promoção e desconto, todos com 5,9%.

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Publicado por Karla Santin

03/06/2025 às 09:47

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