Atuação - Turismo

Projeto Vai Turismo – Rumo ao Futuro

O projeto Vai Turismo – Rumo ao Futuro é um movimento de mobilização e conexão dos principais atores e instituições de cada estado e em âmbito nacional para apoiar e estimular a implementação de políticas públicas em prol do turismo como vetor de desenvolvimento socioeconômico sustentável.

Conta com a parceria e apoio de 29 associações empresariais nacionais do turismo e das Federações do Comércio (Fecomércios) de todos os Estados e do DF. Também apoiam o movimento o Sesc, o Senac e o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur). Na primeira etapa, participaram do projeto mais de 320 instituições e 1.800 profissionais do setor em todo o Brasil.

A etapa atual do projeto chamada de Vai Turismo 2.0, está concentrada no acompanhamento e na sistematização de informações sobre a implementação e impactos de projetos no âmbito do turismo. Oportunizando o compartilhamento de avanços e aprendizados de forma sistematizada, gerando bases sólidas para novas etapas de planejamento e para mensuração de resultados concretos de políticas públicas no turismo.

No Paraná a Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio PR coordena as ações do projeto organizadas em dois momentos interligados e que se repetem, gerando um ciclo virtuoso de evolução da gestão de políticas públicas:

•       Elaboração de propostas de políticas públicas concretas para o setor de turismo, com ampla participação das partes interessadas, amparado em referências nacionais e internacionais;
    •       Acompanhamento dos avanços na implementação de políticas públicas relacionadas ao setor de turismo e sistematização de resultados transformadores capazes de impactar positivamente o desenvolvimento socioeconômico de cada Estado e do Brasil, por meio de informações disponibilizadas pelos próprios gestores públicos, e também obtidas em ambientes virtuais de fontes confiáveis e/ou oficiais.

Conheça os materiais resultantes do Projeto:

Benchmarking – Práticas Internacionais Inspiradoras para o Turismo Sustentável

Artigo Destinos Turísticos Inteligentes – Vai Turismo

Artigo DTI Sustentabilidade no Turismo – Vai Turismo

Artigo DTI O Fator humano no Turismo – Vai Turismo

Artigo DTI Tecnologia no Turismo –  Vai Turismo

Artigo DTI Governança – Vai Turismo

Artigo DTI Acessibilidade – Vai Turismo

Ficha Diagnóstica do Turismo do Paraná 2021

Pesquisa de Percepção do Turismo do Paraná 2021

Propostas e Recomendações de Politicas Publicas de Turismo – PR

Resultados Vai Turismo – Relatório Executivo

Como participar?

Acesse o link e vamos com a gente!

Vamos com a gente!