01/08/2019
O turismo, no Brasil, vem registrando significativo crescimento.
De acordo com dados do Ministério do Turismo, o país recebeu
mais 6,6 milhões de visitantes internacionais no ano passado,
um crescimento de 0,5% em relação a 2017.
De acordo com o estudo Turismo em Números, da Secretaria
do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná, Foz do
Iguaçu é o 3º destino mais procurado para lazer, atrás apenas do Rio
de Janeiro e Florianópolis. Quanto às viagens de negócios, São Paulo
detém a primeira posição, seguido pelo Rio de Janeiro e Curitiba.
O Paraná é ainda o quarto principal portão de acesso dos turistas
estrangeiros no Brasil, tendo recebido mais de 948 mil visitantes internacionais
em 2018.
Nosso estado tem 14 regiões turísticas e mais de dois mil atrativos,
em pelo menos 283 municípios. Entre os principais roteiros estão as Cataratas
do Iguaçu, Itaipu, Curitiba, o Parque de Vila Velha, os Campos
Gerais, as cachoeiras de Prudentópolis, as belezas da Serra do Mar, cidades
históricas como a Lapa, e o litoral. Há ainda o ecoturismo, o turismo
de aventura, o turismo cultural, de negócios e eventos, além do turismo
gastronômico, o religioso e de esportes.
A Paraná Turismo calcula que o estado atrai 16 milhões de turistas
por ano, mas há muito potencial para ampliar esses números, especialmente
por meio de programas como o Investe Turismo. A iniciativa
do Governo Federal, em parceria com o Sebrae, Paraná Turismo e Embratur,
prevê R$ 200 milhões para impulsionar o setor.
O governo estadual tem dado atenção especial para o turismo. Pelo
menos 30% dos recursos da Comunicação Social devem ser investidos na
atração de turistas. Entre as iniciativas está o portal Viaje Paraná, que
concentra as informações turísticas das cidades paranaenses constantes
do Mapa do Turismo Brasileiro.
O projeto Voe Paraná está ampliando as opções de voos comerciais
para 12 cidades do estado, criando a maior malha aeroviária estadual do
país. Os projetos de desenvolvimento do litoral estão saindo do papel e
vão atrair milhares de visitantes. Ainda há o Roteiro Grande Reserva
Mata Atlântica, que envolve os estados do Paraná, Santa Catarina e São
Paulo, visando a promoção e o desenvolvimento do turismo responsável.
Além da divulgação dos destinos turísticos do Paraná, é necessária
a qualificação dos profissionais que atum no segmento. A atividade
turística no Brasil gerou 2.059.789 postos de trabalho com carteira assinada
em 2017. No Paraná, as contratações do segmento ocorrem no
setor de alimentação, com 62,3%, e depois os empregos gerados pelos
setores de alojamento (15,6%), transporte terrestre (11,6%) e agências
de viagem (3,2%).
Diante deste cenário, o Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná
vem atuando fortemente para o desenvolvimento do setor, com ações
que vão desde a qualificação de trabalhadores, divulgação dos atrativos
do estado, pesquisa e valorização da gastronomia paranaense, levantamento
das demandas do setor, além de estudos para criação de medidas
de estímulo ao turismo.
O Senac PR, em suas 34 Unidades de Educação Profissional e Tecnológica,
realiza cursos para qualificação dos profissionais que atuam
nos vários segmentos do turismo, desde cursos de gastronomia até o
curso Técnico em Guia de Turismo na modalidade a distância. É uma
importante ferramenta para criar profissionais para o trade.
O Sesc, com sua área de Turismo Social, realiza passeios e excursões
com preços acessíveis aos trabalhadores do comércio, empresários,
dependentes e também ao público em geral, em todas as suas unidades
do Paraná. O Turismo Social do Sesc ainda oferece opção de hospedagem
no Centro de Turismo e Lazer Sesc Caiobá, que recebeu em 2018 o
número expressivo de 16.295 hóspedes.
Já a Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio Paraná tem
como objetivo representar e defender os interesses da cadeia produtiva
do turismo paranaense. O órgão é composto pelas principais entidades
voltadas ao desenvolvimento turístico do estado, formado por Abav-PR, SEHA, Abrasel, ABIH-PR e Fecomércio PR.
Chegou a hora de colocar o Paraná como protagonista do mercado
turístico brasileiro. O empresário do comércio está motivado e preparado
para cumprir seu papel nesse novo tempo que está chegando.
Darci Piana
Presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR
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