Sicredi Empreendedores PR auxilia empresas na busca de crédito durante a pandemia e mantém linhas especiais para associados

Texto: Karla Santin Estes têm sido tempos difíceis para as empresas, que precisam encontrar alternativas para manter o funcionamento de seus negócios. E se a necessidade for crédito ou serviços financeiros, os empreendedores paranaenses têm o Sicredi Empreendedores PR como grande aliado. A cooperativa financeira, fundada em 2004 e voltada especificamente às empresas do setor […]

13/05/2021

Texto: Karla Santin

Estes têm sido tempos difíceis para as empresas, que precisam encontrar alternativas para manter o funcionamento de seus negócios. E se a necessidade for crédito ou serviços financeiros, os empreendedores paranaenses têm o Sicredi Empreendedores PR como grande aliado. A cooperativa financeira, fundada em 2004 e voltada especificamente às empresas do setor automotivo de Curitiba e Região, cresceu e desde março de 2018 abriu seu quadro social, passando a atender todos os públicos, tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas de qualquer segmento de atuação.

Apesar das dificuldades de 2020, os resultados da cooperativa de crédito foram excepcionais. O número de associados ao Sicredi Empreendedores PR teve evolução de 10,7% em relação a 2019 e chegou 5.261 associados. Os recursos totais deram um salto de 44,4% e o valor agregado – que soma a distribuição de resultados, remuneração sobre o capital social e a economia em taxas geradas – foi de R$ 5,99 milhões, um aumento de 14,3% na variação anual.

Evaldo Kosters, presidente do Sicredi Empreendedores PR

O presidente da instituição, Evaldo Kosters, enumera alguns fatores que contribuíram para essa expansão: “O aumento do número de agências da cooperativa, o avanço do cooperativismo nos grandes centros, com maior divulgação na mídia do Sicredi e, com um melhor entendimento do público sobre as cooperativas de crédito, a concentração bancária no país faz com que as pessoas e empresas busquem alternativas”, avalia.

As operações de crédito da cooperativa cresceram 33,9% na comparação com 2019, ou seja, foram três vezes superiores ao aumento do número de associados. Segundo Kosters, o crescimento do número de associados contribuiu para o crescimento do volume de crédito, mas há outros motivos importantes. “Tivemos muitos associados, que já faziam parte da cooperativa, expandindo os seus negócios e isso se deve também ao crescimento da cooperativa, que propiciou um aumento da sua capacidade de atendimento aos associados. E quanto mais cresce o patrimônio da cooperativa, maior fica sua capacidade de atender os associados, podendo conceder valores mais expressivos”, explica.

Nova Agência Boqueirão, na Av. Mal. Floriano Peixoto nº 10.219, que será inaugurada no segundo semestre de 2021

CRÉDITO NA PANDEMIA

O presidente do Sicredi Empreendedores PR relata que a linha de antecipação de recebíveis normalmente é a mais solicitada na cooperativa, mas no ano passado houve aumento expressivo, de mais de 50%, nos empréstimos para capital de giro, destacadamente o atendimento pela Linha do Pronampe, com taxas de juros subsidiadas, e financiamento da folha de pagamento nos meses iniciais da pandemia. Em 2020, a cooperativa liberou R$ 51,9 milhões de crédito para as empresas, com linhas a disponibilização de linhas especiais aos associados, com taxa a partir de 0,40% a.m. + CDI.

EXPANSÃO

Kosters sinaliza que a cooperativa continuará seu crescimento e tem previsão de inauguração de uma nova agência. “Iremos inaugurar uma nova agência da cooperativa no bairro do Boqueirão, estamos em fase de obras para adequação do prédio, que é novo, e temos a expectativa de inauguração no segundo semestre de 2021. Sua localização é estratégica, pois fica bem em frente ao Terminal do Boqueirão”, comenta.

APOIO AOS EMPREENDEDORES

A cooperativa oferece todas as linhas de crédito disponíveis no mercado, tais como capital de giro, antecipação de recebíveis, financiamento de veículos, capital para investimento, capital para financiamento de energia solar, capital para financiamento do 13º salário, crédito pessoal e diversas linhas. “Também somos parceiros do programa Recupera Curitiba, com linhas de financiamento com aval da Garantisul para aqueles que não dispõem de garantias adequadas e que foram afetados pela pandemia e os sucessivos lockdowns”, completa Kosters.

Publicado por Silvia Bocchese de Lima

13/05/2021 às 15:01