03/06/2025
“O amor está no ar”, mas a intenção de presentear no Dia dos Namorados, nem tanto. Sondagem realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) e pelo Sebrae/PR revela que 39,4% dos paranaenses pretendem presentear no próximo dia 12 de junho. Na região Norte, esse percentual é menor, de 37,2%, ante 42,3% que não vão comprar nada e 20,5% que estão indecisos.
O principal motivo alegado por quem vai passar a data sem presentes é não ter um namorado(a) ou companheiro(a), com 32% das respostas. Outros 19,6% preferem não gastar, sem motivo específico, enquanto 17,5% dizem não comemorar a data e 16,5% mencionaram a situação financeira ou o desemprego como impedimento.
As mulheres estão menos propensas a comprar presentes para o namorado: 48,6% não pretendem comprar presentes neste Dia dos Namorados, enquanto 36,1% vão presentear. Já entre os homens, 38,1% demonstram intenção de compra e 36,9% não planejam gastar.
O coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, avalia que a data continua sendo uma oportunidade relevante para o varejo paranaense. “O comércio de rua mantém sua força no Paraná, sendo o local preferido para aquisição dos presentes no Dia dos Namorados, superando o comércio eletrônico. Pela projeção, roupas, bolsas e calçados serão os itens mais presenteados. As aquisições à vista serão as formas mais utilizadas de pagamento, sendo que a qualidade do produto é o fator preponderante para decidir a compra. Espera-se uma grande movimentação nas lojas e shoppings de todo o estado para a compra de presentes, principalmente na semana que antecede a comemoração”, pontua.
A coordenadora de Comércio e Serviços do Sebrae/PR, Suelen Pedroso, destaca que é importante gerar valor e pensar no comportamento dos consumidores. “Datas sazonais não devem ser tratadas como ações pontuais, e sim como parte de uma estratégia comercial contínua. Esses períodos concentram picos de consumo, mas também oferecem oportunidades para ampliar o relacionamento com o cliente, reforçar o posicionamento da marca e gerar recorrência nas vendas”, comenta.
Suelen também lembra que investir em experiência, personalização e no atendimento são aspectos fundamentais para fidelizar consumidores e manter a competitividade do negócio ao longo do ano.
Regiões
Há quem diga que os curitibanos são fechados, mas entre as regiões do estado, Curitiba lidera o romantismo. Na capital, 44,9% dos entrevistados disseram que vão comprar presentes para seus parceiros. A região Leste (44%) e a região Sul (43,2%) seguem de perto. Já nas demais regiões, o percentual é um pouco mais tímido: Noroeste (37,8%), Norte (37,2%), Centro (35,8%) e Oeste (32,9%).
Tipo de presentes
A principal escolha para agradar a pessoa amada na região Norte serão roupas, bolsas e calçados, escolhidos por 56,1% dos entrevistados. Em seguida estão perfumes e cosméticos (28,1%), jantar (14%) e joias, bijuterias e outros acessórios (12,3%).
Valor do presente
Neste ano, o tíquete médio de compras no Paraná será de R$ 197,53. Na região Norte, no entanto, o valor será inferior à média estadual, com expectativa de gasto de R$ 193,06. Esta é a única região pesquisada onde a diferença dos tíquetes médios entre os gêneros é pequena, sendo de mulheres R$ 191,67 entre as mulheres e de R$ 194,17 entre os homens.
Local da compra
A internet é o local preferido para a compra do presente dos namorados, com 32,1%, seguida pelos shoppings centers, com 30,4%. O comércio de rua foi mencionado por 28,6% dos entrevistados, somando as lojas de bairro e do centro.
Além disso, a internet é a principal ferramenta de pesquisa de preço, feita por 82,6% dos consumidores que pesquisam valores antecipadamente.
Período da compra
A maioria das compras será feita na semana que antecede o Dia dos Namorados, com 59,6% das menções. Os casais que pretendem comprar de 8 a 15 dias antes correspondem a 22,8% e os que já adquiriram o presente somam 10,6%. Apenas 7% deixarão para o próprio dia 12.
Forma de pagamento
A maioria dos consumidores dará preferência ao pagamento à vista, com 51% das intenções somando Pix, cartão de débito e dinheiro. O cartão de crédito parcelado concentrará 34,5% das compras e na modalidade para o vencimento, 12,7%.
Influência na decisão de compra
O custo-benefício é o principal fator avaliado, com 30,4%, seguido pelo atendimento do vendedor, com 23,2%. A qualidade do produto também conta muito para 19,6%, enquanto os aspectos relacionados a preço aparecem somente depois de atendidos estes outros pré-requisitos.
Karla Santin – jornalismo@fecomerciopr.com.br | (41) 3883-4530 – WhatsApp (41) 99236-3335
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