Março foi positivo para o comércio paranaense

Vendas do varejo registraram alta de 10,92% em comparação com fevereiro de acordo com pesquisa da Fecomércio PR. O comércio paranaense registrou alta de 10,92% nas vendas no mês de março, segundo a Pesquisa Conjuntural realizada pela Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio PR). Os setores que obtiveram os melhores desempenhos foram os de ótica […]

10/05/2013

O comércio paranaense registrou alta de 10,92% nas vendas no mês de março, segundo a Pesquisa Conjuntural realizada pela Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio PR). Os setores que obtiveram os melhores desempenhos foram os de ótica (18,21%), concessionárias de veículos (17,98%), vestuário (16,74%), supermercados (15,35%) e materiais de construção (15,10).

O saldo positivo na comparação com fevereiro foi motivado pelo maior número de dias úteis, menor inflação na comparação com os dois primeiros meses do ano e a excelente safra agrícola. O início das liquidações da coleção primavera-verão contribuiu para fomentar as vendas nas lojas de vestuário, calçados e tecidos. O setor supermercadista, influenciado pelo aumento da renda dos paranaenses e a crescente preocupação com uma alimentação saudável, teve um estímulo a mais com a Páscoa. Já as concessionárias de veículos foram beneficiadas pela manutenção do IPI reduzido.

De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, enquanto o janeiro e fevereiro se destacam por viagens e deslocamentos de considerável parcela dos consumidores para outros centros urbanos, em março as pessoas já retornaram aos seus respectivos domicílios e o comércio retomou seu ritmo habitual. “Março é o mês em que o país começa a funcionar em sua plenitude. A população já teve seus momentos de descanso e os consumidores quitaram os compromissos financeiros relativos ao IPTU, IPVA, material escolar e uniformes, bem como o término da regularização das dívidas assumidas no Natal”, afirma.

Segundo Piana, permanecem nesse momento as expectativas positivas para o desempenho do varejo no primeiro semestre de 2013. “Há um consenso quanto à necessidade de formulação e implementação de políticas estruturais de médio e longo prazo, para crescimento e sustentação do desenvolvimento e que estimulem investimentos adicionais públicos e privados. Representa ir além de incentivar o consumo”, avalia.

A pesquisa completa e os dados regionais podem ser acessados no site da Fecomércio PR.

Sobre a Pesquisa Conjuntural Fecomércio

A Pesquisa Conjuntural da Fecomércio PR apresenta indicadores de curto prazo, mensais, que permitem acompanhar e avaliar o desempenho do comércio varejista do Paraná. A área de abrangência é constituída pelas cidades de Curitiba e Região Metropolitana, Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, região Oeste, região Sudoeste e Paranaguá e região.

São pesquisados 14 ramos de atividades que representam, em termos de receita de revenda, aproximadamente 74% do total gerado pelo comércio varejista.

10/05/2013 às 00:00