Jornal O Comércio, 90 anos de história

O jornal O Comércio, de União da Vitória, completou 90 anos informando os leitores do Vale do Iguaçu e região. Fundado em 11 de junho de 1931 pelo professor e jornalista Hermínio Milis, é um marco da comunicação paranaense. Ao longo desse tempo, enfrentou alguns desafios. Por conta da dureza do regime militar da época, […]

16/07/2021

Primeira edição do jornal O Comércio, de 11 de junho de 1931. Imagem: Arquivo jornal O Comércio (Portal Vvale)

O jornal O Comércio, de União da Vitória, completou 90 anos informando os leitores do Vale do Iguaçu e região. Fundado em 11 de junho de 1931 pelo professor e jornalista Hermínio Milis, é um marco da comunicação paranaense. Ao longo desse tempo, enfrentou alguns desafios. Por conta da dureza do regime militar da época, eram muitas as ameaças de fechamento. Seu fundador chegou a ficar detido em Florianópolis, o que não o impediu de reabrir o jornal em maio de 1932. Durante a Segunda Guerra Mundial o jornal teve que contornar nova dificuldade: a falta de papel para impressão.

No começo, “O Commercio” – como era a grafia à época – era impresso com apenas oito páginas, dividido em quatro colunas, com tipos grandes no corpo do texto. Foi nesse ano que o jornal recebeu o seu primeiro anúncio publicitário. O cliente era a “Casas Pernambucanas”.

Retrato do que acontece com o povo e com o país, o periódico já contou histórias felizes de sua gente e também situações tristes, mudanças no cenário político, educacional, cultural e econômico. Fatos repletos de altos e baixos e de interesse popular. E agora, O Comércio também mostra em suas páginas o enfrentamento da pandemia da Covid-19, que virou o mundo de cabeça para baixo.

Atualmente, o jornal circula no tamanho tabloide (250 x 350 mm), dividido em cinco colunas. Possui linha editorial baseada na ética, informação com qualidade e respeito com o leitor. Desde 2012 integra o Grupo Verde Vale de Comunicação, que é composto pelas rádios FM Verde Vale, CBN Vale do Iguaçu, Portal Vvale e Girafa Comunicação Interativa. É afiliado da Associação dos Diários do Interior (ADI) de Santa Catarina e Associação dos Diários do Interior (ADI) do Paraná, cuja principal missão é fortalecer a mídia regional nos dois estados.

No alto de suas páginas, O Comércio

O jornal, que destaca no alto de suas páginas o setor representado pela Fecomércio PR, atua como importante difusor das informações do setor produtivo e das ações do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR na região, o que incluiu ampla cobertura da implantação da Unidade Integrada Sesc Senac PR, inaugurada em 27 de março de 2018, aniversário do município.

Família Waldraff, os primeiros assinantes

Além de levar o nome da atividade à qual se dedica praticamente a vida toda, para o empresário e presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de União da Vitória (Sindilojas União da Vitória), Horst Adelberto Waldraff, o noticioso O Comércio guarda saudosas memórias da infância e da família. Seus pais, Alberto e Luiza, foram os primeiros assinantes do jornal. Foi com ambos que Seu Horst, como é conhecido, aprendeu o significado de trabalho, responsabilidade e honestidade. E foi deles que também herdou o gosto pela leitura e foi apresentado ao jornal O Comércio.

Em 1920, depois da participação de Alberto na Primeira Guerra Mundial, sua família veio para o Brasil na tentativa de melhores condições econômicas. Luiza também havia deixado o país e estabeleceu residência em Blumenau (SC). “Meus pais eram jovens e se conheceram em Blumenau. Já em 1925, se casaram e vieram para União da Vitória. Meu irmão e eu nascemos aqui no Vale do Iguaçu”. O primeiro empreendimento da família foi uma leiteria, perto da Rede Ferroviária que corta a cidade. Mas durante a Revolução de 1930, as vacas de leite foram compulsoriamente requisitadas para virar churrasco para os convidados do presidente Getúlio Vargas, em sua passagem por União da Vitória. “A senhora minha mãe foi até o presidente para cobrá-lo financeiramente e ele disse: ‘sem colaboração não há revolução’”, recorda Horst. Segundo ele, naquela época, os descendentes de alemães e de italianos eram alvos de perseguição.

Horst aprendeu com o pai o gosto pela leitura de jornais. Desde que vieram morar em União da Vitória, a família sempre dedicou algumas horas para a informação. Tempos depois, com o nascimento de O Comércio, ficou mais fácil saber o que acontecia em Porto União e União da Vitória. “Meu pai não sabia ler em português, somente em alemão. Então, minha mãe fazia as leituras para ele, página por página”, diz. Anos mais tarde, o pai de Horst foi um dos primeiros moradores do Vale do Iguaçu a comprar uma televisão. “Mesmo assim, o jornal nunca ficou de lado. Sempre informou e ainda informa a família”.

O empresário continua como leitor assíduo do O Comércio e é um de seus grandes incentivadores. “Esse é o principal jornal de nossa região. Mesmo com a modernidade e a internet, ele continua como a mais importante fonte de informação para a população. Aqui ainda há muita gente que mora no interior ou pessoas de idade, que não têm tanta afinidade com computadores ou celulares. Por isso o jornal impresso tem espaço garantido”, reitera. “Torço e trabalho para que o nosso jornal O Comércio atinja o marco de 100 anos, sólido e forte”, completa Horst.

A edição 6.036, ano 87, do jornal O Comércio, trouxe na capa a inauguração da Unidade Integrada Sesc Senac em União da Vitória. Fonte: Portal Vvale

Horst Adelberto Waldraff. Foto: Ricardo Silveira (Portal Vvale)

(Com colaboração de Wanessa Stenzel, do Portal Vvale, e do relato entusiasmado de Horst Adelberto Waldraff)

Texto: Karla Santin