Gratidão e Compromisso

Palavra do Presidente: Darci Piana

02/12/2022

Em primeiro lugar, quero agradecer aos nossos sindicatos empresariais do comércio pela reeleição da Diretoria que tenho a honra de encabeçar para um novo mandato
à frente do Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná.

Não pude tomar posse naquela ocasião, por exigências da Lei Eleitoral. Porém, durante os meses em que estive afastado, pude acompanhar a gestão segura do amigo Ari Faria Bittencourt, sempre um parceiro atuante e leal.

Também não poderia deixar de agradecer aos eleitores paranaenses, que mais uma vez levaram a chapa Ratinho Jr – Darci Piana à vitória no primeiro turno, agora com 4.243.292 dos votos, recorde absoluto na história.

Portanto, esta edição da Revista Fecomércio PR é especial e não apenas para mim. Chegamos ao número 150 de uma trajetória iniciada lá no início do milênio. Hugo Sant’Ana foi o  primeiro editor, levando a revista até o número 25. A partir de então, João Alceu Júlio Ribeiro assumiu o posto, permanecendo no comando até a edição 80, em que dividiu o comando com Ernani Buchmann. Ernani veio exercendo a função desde então.

Nesses 22 anos a Federação do Comércio mudou de maneira radical. Ampliamos nossa base para 63 sindicatos situados em todas as regiões paranaenses. Criamos o Sistema Fecomércio, dando protagonismo ao Sesc e ao Senac. Iniciamos um sólido programa de expansão, hoje concretizado em mais de 80 unidades das nossas casas espalhadas pelo estado – além
de diversas outras em construção e em fase de estudos. Passamos a representar 500 mil empresas do comércio de bens, serviços e turismo, somando mais de dois milhões de trabalhadores no comércio.
Os números do Sesc e do
Senac crescem extraordinariamente,
tanto que quase 70% da população
do Paraná passam pelas nossas
unidades a cada ano.

Nos próximos quatro anos temos
novos desafios a enfrentar – e
vamos dedicar todos os esforços
para cumpri-los, como sempre fizemos.
A tarefa já começou, como
se pode comprovar nesta edição.

Foram muitas as atividades neste
penúltimo bimestre de 2022. Ano
de retomada pós-pandemia, ele
tem sido pleno de realizações, prenunciando
o intenso volume de
planos, projetos e programas que
nossas casas irão implementar daqui
para frente.

O comércio paranaense, em todas
as suas vertentes, precisa seguir
em crescimento. Não mediremos
esforços para auxiliar nessa empreitada.
Para tanto, contamos
com o apoio de todos, empresários,
colaboradores, usuários, alunos
e leitores.