Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu abre com mais de seis mil participantes

Teve início ontem (12) e vai até sexta–feira (14) o 8º Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu. Patrocinado, entre outras entidades, pela Fecomércio PR, pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Itaipu Binacional, o evento tem apresentado um crescimento anual de aproximadamente 15%. Só […]

13/06/2013

Teve início ontem (12) e vai até sexta–feira (14) o 8º Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu. Patrocinado, entre outras entidades, pela Fecomércio PR, pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Itaipu Binacional, o evento tem apresentado um crescimento anual de aproximadamente 15%. Só neste ano são mais de seis mil inscritos.

Levar para Foz do Iguaçu as principais novidades e atrativos do setor é um dos objetivos do festival que visa ainda promover a integração entre os gestores públicos e privados, estreitar relacionamentos entre clientes e fornecedores, gerar negócios e difundir novas técnicas
de gestão e promoção de turismo. A Feira de Turismo e Negócios, que integra a programação oficial, conta com 190 estandes e mais de 500 expositores.

Durante cerimônia de abertura, o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, defendeu a importância de se trabalhar para que o turista permaneça mais tempo nas cidades visitadas como forma de aumentar os ganhos proporcionados pelo turismo. “É muito pouco o tempo que o turista fica em nossas cidades. Precisamos encontrar elementos para fazer com que essas pessoas permaneçam pelo menos três dias, reforçando o ganho da nossa rede hoteleira, bares, restaurantes e comércio em geral”, afirmou.

Para o presidente do Conselho de Turismo da CNC e presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, o turismo representa um fator de integração social, de desenvolvimento econômico e cultural. “Foz do Iguaçu é um exemplo dessa convivência harmônica, do desenvolvimento pró-ativo e da geração de riquezas na integração de três povos”. De acordo com Sampaio, a partir do exemplo de Foz e das discussões do Seminário de Turismo de Fronteira, será possível potencializar outros cases similares no Brasil.

Segundo dados apresentados pelo secretário nacional de Políticas do Turismo, Vinicius Lummertz, o Brasil, apesar de ocupar o primeiro lugar mundial em belezas naturais, é o 51º país em competitividade no turismo. Para o secretário, um dos fatores que impede a vinda de turistas para o país é a falta de produtos turísticos. Ele citou como exemplo a Amazônia. “O mundo inteiro quer conhecer a Amazônia. Nós deixamos? Nós temos produtos?” Apesar de a resposta para esses questionamentos ser negativa, de acordo com Lummertz, a solução está na relação público-privada, dependendo da desburocratização para facilitar os investimentos. “Quem faz o arcabouço jurídico são os governos, mas quem faz os investimentos são os empresários”, concluiu.

Assinatura e homenagens

Durante a cerimônia foi assinado um protocolo de intenções entre o Ministério do Turismo e a Gestão Integrada do Turismo de Foz do Iguaçu para a criação do Centro de Excelência em Gestão e Inovação do Turismo. Além disso, foram entregues placas de reconhecimento pelo apoio e ações de fomento ao turismo de Foz de Iguaçu e parceria na realização do festival. Entre os homenageados, o presidente do Conselho de Turismo da CNC e presidente da FBHA, Alexandre Sampaio, recebeu o troféu em nome do Sistema CNC Sesc Senac.

13/06/2013 às 00:00