Fecomércio PR sedia debate sobre turismo promovido pela UFPR

A Fecomércio PR sedia debate “Imagem, reputação e posicionamento de empresas e destinos turísticos”, mediado pelo coordenador do Mestrado em Turismo da UFPR, José Manoel Gandara

28/06/2013

O plenário da Fecomércio PR foi espaço do debate “Imagem, reputação e posicionamento de empresas e destinos turísticos”, mediado pelo coordenador do Mestrado em Turismo da Universidade Federal do Paraná, José Manoel Gandara, realizado na tarde de ontem (27). A ação contou com o apoio da Fecomércio PR, da Secretaria de Turismo do Estado do Paraná, do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba e do Convention & Visitors Bureau de Curitiba.

O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, participou da abertura e ressaltou que o turismo é um dos três segmentos de atuação da Federação do Comércio e é extremamente importante para o desenvolvimento do estado. “A nossa relação com o turismo se dá de três formas: institucional, qualificação e o nosso envolvimento direto com o turismo”, comentou. O presidente destacou as capacitações na área de serviços ofertadas pelo Senac, a exemplo dos cursos de gastronomia, das feiras e eventos do setor promovidos ou apoiados pela Fecomércio PR e por diversas ações realizadas com parceiros para o desenvolvimento do setor no Paraná.

O reitor da Universidade Federal do Paraná, Zaki Akel Sobrinho, também participou da abertura e reforçou a parceria mantida com o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR em diversos projetos. “É assim que a gente avança, trabalhando em rede. A Fecomércio é a primeira a estar na frente nos dando esse espaço e nos apoiando em diversas formas”, comenta.

Discussões

O professor da Universidade Federal do Paraná, Sergio Schier, apresentou o projeto realizado entre a UFPR e mais 11 universidades brasileiras, sobre o acompanhamento e monitoramento da Copa 2014. “Esta pesquisa foi encomendada pelo Ministério do Esporte em parceria com a CNPQ. Não é um projeto de pesquisa acadêmica, mas um serviço que a universidade faz ao Governo Federal e em respostas aos anseios da população, em relação a se esses serviços estão sendo feitos da melhor forma”, explica.

De acordo com o coordenador do Mestrado em Turismo da Universidade Federal do Paraná, José Gandara, o projeto envolve os setores público, privado e a academia.  “Esse estudo permite que a gente discuta isso de forma conjunta. A nossa expectativa é que possamos produzir uma pesquisa fazendo com que a sociedade curitibana e os nossos turistas possam aproveitar os resultados obtidos”, prevê.

Para o presidente do Convention & Visitors Bureau, Dario Paixão, o momento atual é crucial para levantar questões relacionadas ao turismo. “Nossa principal função é a captação de eventos e de visitantes para a cidade, e que esses visitantes fique o máximo de tempo em Curitiba”, comenta.

A diretora técnica do Instituto Municipal de Turismo, Cristiane Santos, reforçou o reposicionamento de imagem que está sendo feito pelo instituto na cidade. Essa foi, inclusive, uma das abordagens do debate mediado pelo coordenador do mestrado de Turismo, José Gandara. Com o tema “Imagem, reputação e posicionamento de empresas e destinos turísticos”, os professores do Instituto de Turismo e Desenvolvimento Econômico e Sustentável e da Cátedra de Turismo e Desenvolvimento Sustentável de Las Palmas de Gran Canaria (Espanha), Sergio Moreno Gil e Javier de Leon Ledesma, foram convidados junto ao professor da Fundação Instituto de Administração (FIA) da Universidade de São Paulo (USP), Braulio Oliveira, e o professor do mestrado de Turismo da UFPR, Alexandre Biz.

28/06/2013 às 14:55