Encontro Nacional de Sindicatos Patronais começa nessa quarta, em Curitiba

O Sindilojas Curitiba e o Sindicato dos Representantes Comerciais do Paraná promovem, a partir de hoje (15), o 29º Encontro Nacional de Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

15/05/2013

O Sindilojas Curitiba e o Sindicato dos Representantes Comerciais do Paraná (Sirecom-PR) promovem, a partir de hoje (15), o 29º Encontro Nacional de Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (29º ENSP), na Expo Unimed, em Curitiba. São esperadas cerca de duas mil pessoas no evento que vai até o dia 17 de maio, entre presidentes de federações, dirigentes, executivos e assessores de entidades associativas e patronais e lideranças locais. Nesse ano, o tema será a sustentabilidade empresarial. A abertura solene do Encontro será realizada nesta noite, às 19h30.

Para o presidente do Sirecom-PR, Paulo Nauiack, a atenção para o assunto deve ser permanente. “A sustentabilidade empresarial se dá num contexto mais amplo que exige margens adequadas de contribuição e o cumprimento de obrigações sociais, ambientais e tributárias. É difícil manter essa condição convivendo com inúmeras leis e processos que são criados dia a dia por governantes e entidades, sem a devida consideração do papel de cada ator envolvido no processo, ainda mais quando há a pressão da sociedade”, discorre.

Neste contexto, o encontro ganha destaque a fim de dinamizar a gestão das entidades patronais. “Por que alguns sindicatos são mais exitosos nos seus resultados e no associativismo do que outros? É importante estar junto com outras pessoas debatendo e compartilhando experiências para se espelhar nos casos de sucesso e buscar melhores resultados, priorizando a convergência e a colaboração”, destaca Nauiack.

“O evento é uma oportunidade de tornamos a linguagem dos sindicatos homogênea nacionalmente, fortalecendo a atuação e participação da classe empresarial nas discussões para a elaboração de projetos de lei e normativas, tendo em vista a união de todos os sindicalistas em defesa dos direitos da classe empresarial. Além disso, é um espaço para debatermos a metodologia de administração das entidades a fim de melhorar o atendimento das demandas e ampliar o quadro associativo”, opina o presidente do Sindilojas Curitiba, Ari Faria Bittencourt.

Para o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, a participação da entidade no evento também é um exercício da representatividade sindical. “Cabe a nós darmos o apoio necessário e estimularmos ações como esta. Quanto mais os sindicatos estiverem esclarecidos sobre as suas necessidades, melhor será a participação junto à federação”, ressalta.

Dinâmica

A programação compreende palestras sobre temas de interesse geral e debates em grupos temáticos. O advogado e ex-secretário da Fazenda do Paraná, Heron Arzua, vai falar sobre substituição tributária. O ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Caputo Bastos, vai abordar as principais súmulas que envolvem as relações trabalhistas dos sindicatos.

O economista José Pio Martins vai apresentar um panorama das perspectivas econômicas brasileiras na próxima década e o assessor para assuntos internacionais do Sebrae–PR, Luiz Antonio Rolim de Moura vai tratar dos mecanismos para trazer sustentabilidade aos negócios. Ainda no evento, haverá uma feira de produtos e serviços com aproximadamente 20 expositores, entre empresas e entidades de classe.

O 29º ENSP tem o patrocínio de Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Fecomércio-PR, Sebrae, Caixa Econômica Federal, Fomento Paraná, Compagás e Sicoob. O apoio é de Ocepar, Água Timbu, Curitiba Convention Visitors Bureau, Instituto Municipal de Turismo e Prefeitura de Curitiba.

15/05/2013 às 00:00