Empresário, ainda dá tempo de faturar no Dia dos Namorados

Confira dicas de como aproveitar a data para turbinar as vendas

07/06/2021

O Dia dos Namorados promete movimentar as vendas do comércio nesta semana. Segundo a sondagem da Fecomércio PR, 58,1% dos paranaenses pretendem presentear alguém no próximo dia 12 de junho. E a maioria, 75,7%, vai comprar o presente nesta semana, sendo que destes, 21,5% vão deixar para a última hora mesmo e irão às compras somente um dia antes.

Para aproveitar a oportunidade, a consultora do Sebrae/PR, Mariana Carvalho, projeta para quem não planejou ações para a data: ainda é possível criar uma estratégia.

“A primeira coisa a se fazer é o planejamento. É preciso identificar qual é seu público-alvo, o que ele deseja, como e em qual canal ele gosta de comprar e quanto está disposto a gastar. Depois, é preciso pensar em como atrair o cliente, criando ações para melhorar o atendimento e, por consequência, a experiência do consumidor. Por fim, é preciso se estruturar para atender em todas as plataformas disponíveis, explorando corretamente as funcionalidades de cada rede”, orienta a consultora.

Para inspirar os empreendedores e ajudar no planejamento de estratégias para vender mais, a consultora separou dicas especiais:

Dica 1 – Foque no seu produto/serviço mais competitivo

Identifique aquele produto/serviço ou linha de produto/serviço em que você tem bastante competitividade no mercado. A ideia é focar no que você faz de melhor para atrair o público como se fosse uma isca. Neste ponto, vale fazer uma promoção especial e tornar aquele produto/serviço um chamariz.

Dica 2 – Trabalhe com combos, kits e collabs

Quando o cliente vier em busca daquele produto/serviço que de fato é competitivo, aproveite a oportunidade para fazer vendas adicionais. Além de presentes, muitos casais preparam algum tipo de celebração especial, seja um jantar ou um final de semana fora de casa. Fique atento a como pode contribuir para tornar esse momento ainda mais inesquecível e forneça combos ou kits com itens da sua empresa ou quem sabe de algum negócio parceiro.

Dica 3 – Aposte na experiência de compra, mesmo nas compras on-line

Lembre-se que agora que a venda não é mais necessariamente presencial e você terá o desafio de transformar uma venda online em uma experiência prazerosa. Para isso, faça seu cliente se sentir especial com um brinde e ofereça condições para que ele possa acessar seus produtos da melhor forma possível, com facilidade para pagamento e prontidão nas entregas.

“Nessa etapa, é importante pensar em ações que aprimorem essa experiência. Usar a gamificação, por exemplo, pode ser uma estratégia. O empresário pode fazer um game onde o cliente pode acumular prints de stories publicados no Instagram e quando mais prints ele tiver, mais chances ele terá para conquistar descontos”, aconselha Mariana.

Dica 4 – Integre a sua equipe

Quando a empresa conhece seu cliente, é muito mais fácil criar estratégias de aproximação, venda e fidelização. Nesse sentido, segundo Mariana Carvalho, a partir do momento em que foi conhecido o perfil do público-alvo, a equipe deve estar integrada para oferecer atendimento específico.

“Nesse momento, enquanto o empresário oferece opções de acordo com o ticket médio do seu público, os vendedores podem fazer abordagens pelo WhatsApp, por exemplo, dando sequência a atendimentos prévios, anunciando que terá novidades para o Dia dos Namorados e que muitas são compatíveis com o gosto do cliente. No Instagram, você pode criar ações de engajamento com os próprios funcionários para atrair a atenção do público. O importante é sempre pensar na conversão em resultados”, pontua.

Dica 5  – Divulgue seu negócio em todas as plataformas disponíveis

Use a variedade de canais de comunicação existentes ao seu favor para ser encontrado, mas não se esqueça que o consumidor está cada vez mais exigente e não gosta de esperar. Então se prepare para atender os clientes com rapidez e agilidade, seja nas redes sociais ou pelos aplicativos de mensagens, como o Whatsapp. Divulgue o seu empreendimento para seus seguidores nas redes sociais e busque produzir conteúdo que gere engajamento e interação.

“É importante estar atento e colocar o preço de forma evidente – e isso vale para vitrines físicas ou virtuais. Assim, a empresa já deixa claro qual é o ticket médio trabalhado e o cliente já procura produtos e serviços de forma mais consciente”, conclui Mariana.

Clique aqui e confira todos os dados da sondagem realizada pela Fecomércio PR:

Texto: Karla Santin com Assessoria Sebrae/PR

Publicado por Karla Santin