ARTIGO: Período de alta intensidade

Artigo assinado pelo presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do Paraná, Darci Piana

27/09/2021

Os meses de julho e agosto foram de intensa atividade nas casas que compõem o Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná. Na esteira da retomada das ações, a partir do crescimento dos índices de vacinação e diminuição do número de casos no estado, as pessoas voltaram ao ritmo pleno de trabalho e a economia já demonstra que reage de maneira sólida.

Na área oficial, a administração pública paranaense lançou um programa de crédito destinado aos jovens empreendedores e marcou um golaço, juntamente à Assembleia Legislativa, ao formatar um novo modelo de pedágio para as nossas estradas, experiência que servirá como inspiração a outros estados brasileiros. Com isso nossas ações também entraram em aceleração, com inaugurações em Curitiba e em Nova Londrina, graças a parcerias produtivas com as prefeituras de ambas as cidades. Na capital, inauguramos o Café-escola Senac Jardim Botânico, a sexta unidade do tipo no estado. Em Nova Londrina tivemos a festiva abertura da nova Unidade Integrada Sesc Senac, construída para atender a mais de 150 mil habitantes da região Noroeste.

Outra atividade que envolveu todas as estruturas dos nossos sindicatos empresarias filiados, o Sesc e o Senac, foram as comemorações do Dia do Comerciante. Até 2019 a festa de entrega dos troféus aos
Guerreiros do Comércio marcava a data no âmbito do nosso Sistema. Com a pandemia, fomos obrigados a alterar o protocolo, realizando as homenagens em formato híbrido, embora não menos importante. Foram homenageados 60 empresários do comércio, indicados pelos seus respectivos sindicatos. Um reconhecimento ao trabalho eficiente e relevante empreendido por estes heróis do desenvolvimento econômico e social brasileiro.

Outro destaque desta edição no 143 da nossa Revista são as ações desenvolvidas pela Federação, Sesc e Senac nas diversas áreas de atuação das três casas. Programas de inovação, tendências para o varejo, a importância das pesquisas e o modelo de franquias são alguns dos temas que demonstram o trabalho da Fecomércio PR.

O Senac entra com ofertas de cursos, com quase 30 mil vagas gratuitas, os sabores paranaenses e os cafés-escola, a gastronomia paranaense e até um programa de televisão. Já o Sesc traz música, literatura, turismo social e religioso e o circuito de xadrez escolar, entre outros assuntos de interesse. Sem esquecer os capítulos da História do Paraná, com o Cerco da Lapa, a Casa Ipiranga e o perfil do governador Emílio Gomes, recentemente falecido.

Um verdadeiro show com atrações de muita variedade, a comprovar a versatilidade e a extensa abrangência dos assuntos tratados dentro do Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná.
Boa leitura!

Publicado por Silvia Bocchese de Lima