Após 27 anos, Ari Faria Bittencourt se despede da presidência do Sindilojas Curitiba e RM

O jantar de fim de ano do Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Maquinismos, Ferragens, Tintas, Material Elétrico e Aparelhos Eletrodomésticos de Curitiba e Região Metropolitana (Sindilojas Curitiba e Região Metropolitana) teve tom de despedida. Não só do ano se que passou, mas do seu mais longevo presidente: depois de 51 […]

04/12/2023

Após 27 anos na presidência do Sindilojas Curitiba e Região Metropolitana, Ari Faria Bittencourt se despediu das funções sindicais – enquanto executivo, pois foi designado presidente de honra da entidade – Foto: Bruno Tadashi/Senac PR

O jantar de fim de ano do Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Maquinismos, Ferragens, Tintas, Material Elétrico e Aparelhos Eletrodomésticos de Curitiba e Região Metropolitana (Sindilojas Curitiba e Região Metropolitana) teve tom de despedida. Não só do ano se que passou, mas do seu mais longevo presidente: depois de 51 anos na diretoria da entidade e destes, 27 anos na presidência, Ari Faria Bittencourt transferiu o comando do Sindilojas para o empresário e 1º vice-presidente, Jorge Dib Manne.

“É com bastante orgulho, com muita responsabilidade que assumo a presidência do Sindilojas Curitiba, para seguir os passos de pessoas tão importantes, que ao longo dos anos tornaram o Sindicato dos Lojistas um dos maiores sindicatos do Brasil de nosso ramo de representação”, afirmou o novo presidente do Sindilojas.

O evento, que reuniu a diretoria do sindicato, amigos, familiares e autoridades do meio sindical e empresarial, ocorreu nesta sexta-feira (01/12), no Restaurante-escola do Senac Curitiba Centro.

Em seu histórico como gestor, Ari conduziu e organizou dois encontros nacionais de sindicatos, geriu um patrimônio de três imóveis da entidade, um deles localizado na rua Pedro Ivo nº 750, com 6.800 m2 e outro na rua Marechal Deodoro, nº 469, onde funciona a sede do sindicato, inaugurado em 1953 pelo então presidente da República, Getúlio Vargas, acompanhado do governador do Estado, Bento Munhoz da Rocha. Durante sua gestão, adquiriu outro imóvel na rua José Loureiro, nº 603, com 1.800 m2, em frente ao Sesc Centro, melhorando ainda mais o patrimônio do sindicato, que consta como o maior imobilizado brasileiro entre as entidades sindicais.

Bittencourt, que também é vice-presidente da Fecomércio PR desde 2004, participou anos antes, em 1998, da fusão das duas Federações do Comércio do Paraná. Ele também ocupa cargos em diversas instituições: presidente do Instituto Fecomércio de Pesquisa e Desenvolvimento (IFPD); diretor da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e membro do Conselho de Representantes; conselheiro do Senac Nacional; conselheiro do Sesc PR, do Senar PR, do Sebrae/PR, da Jucepar e do Paraná Cidade.

O atual presidente do Sindilojas Curitiba e Região Metropolitana, Jorge Dib Manne; o presidente de honra do sindicato e vice-presidente da Fecomércio PR, Ari Faria Bittencourt; e o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do Paraná, Darci Piana – Foto: Bruno Tadashi/Senac PR

“Temos que destacar o exemplo do presidente Ari, que ao longo dos 27 anos como presidente do Sindilojas é reconhecido pela sua forma conciliadora, pelo respeito e carinho, por toda a educação e forma política – da boa política – no trato com o meio sindical”, justificou Manne, ao anunciar que Ari Faria Bittencourt foi designado Presidente de Honra do sindicato, onde continuará atuando a serviço do desenvolvimento do Sindilojas.

Em seu pronunciamento, o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do Paraná, Darci Piana, enalteceu as qualidades de Ari e relembrou que foi o amigo quem sugeriu que fizessem uma dobradinha ao se candidatarem à presidência da Fecomércio PR. “Aprendi muito com o Ari ao longo desses anos, um dirigente sensato e cordial, e estou fazendo um esforço para também ser um bom vice no Governo de nosso Estado, pois aprendi com ele, na Fecomércio. Desejo ao Jorge Dib Manne o mesmo sucesso do Ari. A sua responsabilidade vai ser grande, porque substituí-lo é muita responsabilidade, mas sei da sua capacidade e que vamos continuar com a parceria entre Sindilojas e a Fecomércio para representar os comerciantes de Curitiba e Região Metropolitana”, destacou Piana.

Bastante emocionado – como sempre, pois quem conhece o presidente Ari sabe de sua emotividade –, Bittencourt fez um resumo de sua trajetória. “Representar uma categoria através de um sindicato significa estar sempre na vitrine, receber críticas e, claro, que alguns elogios. É óbvio que tenho interiorizado em mim um prazer enorme ao sentir o dever cumprido. Hoje meu amigo e grande empresário Jorge Dib Manne assume a presidência de nosso sindicato e sabemos que estará em boas mãos, pela sua competência e dedicação”, reiterou. E completou: “Todos esses anos vividos e dedicados ao Sindilojas só foram possíveis porque obtive de todos a energia e determinação necessária para seguir em frente. Saio da presidência executiva e torno-me presidente de honra, mas permaneço sempre com o espírito colaborativo e me doando às causas de nosso estimado Sindilojas”, despediu-se Ari Faria Bittencourt.

Texto: Karla Santin

Publicado por Karla Santin