NOTÍCIAS

Ação conjunta movimenta unidade do Sesc da Esquina

No Dia Nacional do Doador de Órgãos, celebrado em 27 de setembro, o Sesc da Esquina foi marcado pela conscientização e empatia. O evento em alusão ao Setembro Verde, mês de incentivo à doação, reuniu instituições parceiras na promoção de diversas formas de doações.  A ação em conjunto foi organizada pelo Instituto Cuidados com o […]

28/09/2022

No Dia Nacional do Doador de Órgãos, celebrado em 27 de setembro, o Sesc da Esquina foi marcado pela conscientização e empatia. O evento em alusão ao Setembro Verde, mês de incentivo à doação, reuniu instituições parceiras na promoção de diversas formas de doações. 

A ação em conjunto foi organizada pelo Instituto Cuidados com o Fígado (ICF) e a unidade disponibilizou a infraestrutura para acomodar as instituições e receber o público. 

Quem visitou o Sesc da Esquina contou com representantes do Instituto Cuidados com o Fígado (ICF), orientando sobre doação de órgãos; da Hemepar, esclarecendo sobre doação de sangue; da Ligh UFPR, realizando o cadastro para doação de medula óssea; do Hospital Erasto Gaertner sanando dúvidas sobre medula óssea e câncer de pele; da Escola Técnica Épicos, com enfermeiros e equipe de apoio prestando orientações sobre saúde. As ONGs Atitude na Cabeça, Meu Transplante de Rim (Hospital do Rocio) e União Animal e Projeto Ajudei, realizaram orientações e cortes de cabelo; orientações sobre transplante de rim; conscientização sobre doação e adoção de cães, respectivamente. 

De acordo com o cirurgião do aparelho digestivo e um dos fundadores do ICF, Fábio Porto, cerca de 50 mil pessoas estão na espera de um transplante no Brasil. “Trabalhamos com muitos pacientes que precisam de transplante, sabemos a importância desse dia para quem está na fila”, comenta. 

Além das orientações, o Hemepar também realizou a coleta de sangue de quem realizou agendamento prévio. A enfermeira Manuella Gebran Dallegrave ressaltou a importância do ato: “Uma doação pode salvar até quatro vidas e, em um evento como esse, o banco de sangue vem até o doador”, explica.  

O bombeiro André Schulmeister Fonseca foi um dos doadores e comenta que ficou sabendo da ação por meio da esposa de um colega no Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Paraná. Por meio dessa informação, formaram um grupo e programaram para realizar, em conjunto, a doação de sangue. “Foi tranquilo, faria de novo”, comenta sobre a experiência. 

Texto: Rafaelle Batista

Publicado por Estagiários Jornalismo

28/09/2022 às 11:43

©2024 • Fecomércio PR. Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.