A retomada já é realidade

Artigo do presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do Paraná, Darci Piana

30/11/2021

A diminuição dos casos de contaminação pela Covid-19 vem surtindo
os efeitos tão aguardados de retomada econômica. O Paraná tem se mantido entre os cinco estados brasileiros que mais vacinam, o que nos permite projetar um fim de ano movimentado para o ramo do comércio de bens,
serviços e turismo.

Além disso, o governo estadual, em estreita colaboração com a administração federal, vem disponibilizando linhas de crédito para fluxo de caixa e investimentos às empresas do nosso setor. Também tem acelerado investimentos em áreas como educação, saúde, segurança e infraestrutura. Por exemplo, a BR-277, que corta o Paraná no sentido leste-oeste, tem obras em praticamente toda a sua extensão – desde trevos de acesso às cidades lindeiras até a construção de novas pistas de rodagem. A rodovia terá função
vital para escoamento da produção e transporte de passageiros nos próximos anos, contribuindo para o crescimento da economia paranaense em todos os segmentos. Outras estradas e cidades também têm sido contempladas
com obras de porte.
O penúltimo bimestre de 2021 foi de extensa atividade em todo o Sistema. As três casas demonstraram toda a energia que tem sido a tônica da nossa atuação, mesmo durante os períodos de isolamento gerados pela pandemia. Tanto que a Campanha do Agasalho bateu novo recorde de doações em
2021, superando os altos números registrados no ano passado. Por
isso mesmo, a campanha é a nossa reportagem de capa.

O Sesc também promoveu inúmeras atividades nas suas diferentes áreas
de atuação e em todas as unidades. O evento de bocha paralímpica, inserido nas atividades esportivas de inclusão, emocionou a todos os que assistiram à competição.
No Senac, temos novos cursos e novas unidades sediando a Faculdade. Fomos destaque nas Competições Senac de Educação Profissional Nacional, com uma de nossas representantes ganhando medalha de bronze na ocupação Cozinha. A direção do Departamento Nacional enviou, inclusive, cumprimentando a direção regional.

Pela Fecomércio, nossos sindicatos e as câmaras setoriais mantiveram sua plena atividade. Como exemplos, as reportagens sobre a Rua Sergipe Inteligente e a cobertura da participação paranaense no Congresso Nacional dos Sindicatos Empresariais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.
Enfim, a revista nos traz um completo roteiro sobre as realizações
dos últimos dois meses.

Boa leitura!