5° Fórum Paranaense de Turismo Religioso recebe mais de 200 pessoas

O 5° Fórum Paranaense de Turismo Religioso, realizado de 15 a 17 de março, recebeu mais de 200 pessoas no Complexo Turístico Mega Rocio, em Paranaguá. O evento foi promovido pelo Grupo de Trabalho do Turismo Religioso, por meio da Secretaria de Estado do Turismo, Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Abav-PR, Sebrae Paraná, Rota do […]

22/03/2023

A assistente administrativa da Fecomércio PR, Waldirene Meneguetti Luiz; o gerente de Turismo Social do Sesc, Augusto Zortea; o gerente executivo do Senac Paranaguá, Agnaldo Camilo Monteiro; a secretária de Turismo de Prudentópolis, Cristiane Guimarães Boiko Rossetim; o vice-presidente da Fecomércio PR, Paulo Salesbram; o conselheiro do Sesc PR, Said Khaled; o proprietário do Hotel Monte Líbano de Paranaguá, Gassan Sabra Bhay; e o gerente executivo do Sesc Paranaguá, Joel Viana Rabello Junior

O 5° Fórum Paranaense de Turismo Religioso, realizado de 15 a 17 de março, recebeu mais de 200 pessoas no Complexo Turístico Mega Rocio, em Paranaguá. O evento foi promovido pelo Grupo de Trabalho do Turismo Religioso, por meio da Secretaria de Estado do Turismo, Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Abav-PR, Sebrae Paraná, Rota do Rosário, Lunardelli e TV Evangelizar, com o apoio da Prefeitura de Paranaguá, Convention Bureau de Paranaguá, Adetur Litoral e Santuário Nossa Senhora do Rocio.

O fórum contou com palestrantes nacionais e internacionais e também apresentou dezenas de iniciativas de turismo religioso do Paraná. Ao final foi divulgada a próxima cidade que deverá sediar o evento, Lunardelli, que abriga o Santuário Santa Rita de Cássia, o destino mais votado dentre os que se candidataram.

O vice-presidente da Fecomércio PR, Paulo Salesbram, destacou que o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR tem apoiado o fórum desde sua primeira edição e desenvolve diversas ações a favor do desenvolvimento do turismo religioso.

O Senac PR, junto à Fecomércio PR, tem capacitado, desde 2015, centenas de pessoas para receber bem os turistas religiosos no Paraná, enquanto o Sesc PR promove anualmente centenas de viagens, também com roteiros de lazer e fé no Paraná, movimentando e colaborando com o desenvolvimento das comunidades visitadas.

O gerente de Turismo Social do Sesc, Augusto Zortea, apresentou o projeto Conheça Seu Atrativo Religioso, em que os locais de visitação indicam colaboradores para serem capacitados pelo Senac PR no curso Receptivo para o Turismo Religioso. Em seguida, o Sesc leva um grupo de turistas para uma visitação, que é acompanhada por um guia profissional e este preenche um diagnóstico que é avaliado e posteriormente encaminhado ao atrativo turístico com feedback de possíveis melhorias para melhor receber os turistas.

O assessor da presidência e coordenador da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio PR, Giovanni Bagatini, apresentou a metodologia do projeto de Experiência Turística do Turismo Religioso no Paraná, realizado pela Fecomércio PR e Sebrae, em que o município parceiro, Prudentópolis, recebeu consultoria para desenvolver produtos de experiências turísticas na Rota de São Miguel que está sendo desenvolvida pelo município. O trabalho resultou em um catálogo que apresenta sete novos produtos de experiência turística direcionados ao turista religioso que visita a cidade.

Publicado por Karla Santin

22/03/2023 às 12:03