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CURITIBA: Presente do Dia das Mães vai estar mais caro este ano

Intenção de compras na capital do estado é de 66,1%, com preferência por roupas e calçados, aponta sondagem da Fecomércio PR e do Sebrae/PR

07/05/2025

Considerada a segunda data mais importante para o varejo, atrás apenas do Natal, o Dia das Mães promete movimentar o comércio paranaense. Segundo sondagem realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) em parceria com o Sebrae/PR, 66,6% dos consumidores do estado pretendem presentear suas mães neste mês de maio. Na capital do estado esse percentual é levemente menor, de 66,1%.

Do outro lado, a expectativa das homenageadas também é grande: 89,8% das mães residentes em Curitiba esperam ganhar um mimo ou lembrança especial.

A coordenadora de Comércio e Serviços do Sebrae/PR, Suelen Pedroso, destaca que é preciso aproveitar períodos sazonais, como a mudança de clima, e pensar em parcerias que agreguem valor à experiência do cliente.

“Quem empreende precisa estar atento ao comportamento dos seus clientes, especialmente nas redes sociais, promovendo interações antecipadas, apresentando benefícios e aproveitando todas as oportunidades para fechar negócios. Caprichar nas embalagens e na personalização também são estratégias que agradam e influenciam na decisão de compra do consumidor”, indica.

Regiões

Os consumidores da região Sul do estado estão mais propensos a comprar presentes neste Dia das Mães, com 77,5% de intenções positivas. Em seguida vêm o Leste (73,1%), a região Central (71,7%) e o Noroeste (68,2%). Em Curitiba, 66,1% dos consumidores afirmaram que vão presentear. No Oeste e no Norte os índices são de 58,9% e 57,6%, respectivamente.

Tipo de presente

Roupas, bolsas e calçados são as principais escolhas dos filhos para agradar as mães, com 34,4% das intenções. Perfumes e cosméticos aparecem em segundo lugar, com 21,6%, seguidos por flores e joias, bijuterias e outros acessórios, com 6,4% cada.

Tíquete médio e forma de pagamento

O tíquete médio do presente em Curitiba será de R$ 164,55, superior ao tíquete paranaense, estimado em R$ 154,40. Os homens devem gastar mais, com média de R$ 171,72 ante R$ 157,38 entre as mulheres. A forma de pagamento preferida será o cartão de crédito para o vencimento, com 44,5%, além de 22,2% de consumidores que vão optar pelo parcelamento. Pagamentos à vista (cartão de débito, Pix ou dinheiro) somam 33,3%.

Cesta de consumo Dia das Mães

A aceleração da inflação nos últimos meses deve impactar diretamente os preços dos presentes do Dia das Mães deste ano. De acordo com o assessor econômico da Fecomércio PR, Lucas Dezordi, os itens que compõem a cesta de consumo típica da data registram uma alta estimada de 7,19% em Curitiba e Região Metropolitana, índice acima da média nacional, que é de 5,63%. Em 2024, o mesmo conjunto de itens apresentou variação de 2,33% no Paraná.

“A inflação neste ano está significativamente mais alta. Isso indica que os consumidores vão encontrar preços mais elevados em grande parte dos produtos tradicionalmente procurados para a data. Com esse cenário, é natural que muitos paranaenses optem pelo parcelamento no cartão de crédito”, observa Dezordi.

Produtos como chocolates (+23,19%), joias e bijuterias (+16,37%), sapatos (+12,03%), perfumes (+11,80%) e artigos de maquiagem (+10,27%) lideram o aumento de preços.

Contudo, levar a mãe para almoçar fora é o que mais vai pesar no bolso. O subitem Alimentação Fora do Domicílio representa cerca de 40% do peso da inflação da cesta do Dia das Mães e acumulou variação de 8,75% nos últimos 12 meses em Curitiba. “Esse aumento está relacionado à inflação dos serviços, que tem sido puxada por um mercado de trabalho mais aquecido e por reajustes nos custos do setor”, explica o economista. “Além disso, o forte encarecimento do chocolate é reflexo das condições climáticas adversas nas principais regiões produtoras de cacau, especialmente na África”, analisa.

No entanto, alguns itens apresentam variação mais favorável para o consumidor. Produtos como artigos de cama, mesa e banho (-3,67%), ingressos para cinema, teatro e concertos (-2,56%), refrigeradores (-1,76%), máquinas de lavar roupa (-1,5%) e televisores (+0,09%) sofreram menos pressão inflacionária. “Esses produtos podem representar boas oportunidades de compra. É importante comparar preços, já que o ambiente inflacionário ainda impõe desafios ao poder de compra das famílias”, avalia.

Local e período da compra

Os shoppings são o local preferido dos curitibanos para fazerem suas compras, com 46,2%. Outros 27,7% irão adquirir o presente pela internet e apenas 16,8% dos consumidores planejam comprar no comércio de rua, especialmente nas lojas de bairro.

A maioria dos filhos deve deixar para comprar o presente até uma semana antes da data (59,8%). Os que se anteciparão de 8 a 15 dias correspondem a 27,1%, enquanto 5,7% deixarão para o próprio domingo. Apenas 7,4% já garantiram o presente com mais de 15 dias de antecedência.

Pesquisa e decisão de compra                                                                                                                       

Embora a preferência de compra ainda seja nas lojas físicas, a internet é o principal canal de pesquisa de preços: 68,3% dos entrevistados afirmaram que vão buscar valores on-line. Apenas 5,7% pretendem fazer essa comparação pessoalmente.

A qualidade do produto é o critério mais relevante para a decisão de compra, elencada por 44,3% dos curitibanos, e especialmente entre os homens, com 46%. O atendimento do vendedor é outro aspecto que faz a diferença no momento de comprar o presente e foi apontado por 13,1% dos consumidores, independentemente do gênero. Só depois é que foram mencionados os fatores relacionados a promoção (10,7%) e preço baixo (9,8%).

Sobre a pesquisa

A sondagem da Fecomércio PR e do Sebrae/PR ouviu 1.068 consumidores, no período de 17 de março a 8 de abril, em sete regiões do Paraná: Centro, Curitiba, Leste, Noroeste, Norte, Oeste e Sul.

GRÁFICOS

 

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Publicado por Karla Santin

07/05/2025 às 15:06

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