NOTÍCIAS

Transtorno do Espectro Autista é tema de simpósio no Sesc da Esquina

Durante todo o dia 9 de abril, no Teatro Sesc da Esquina, em Curitiba, ocorreram discussões a respeito do Transtorno do Espectro Autista (TEA)

12/04/2024

Durante todo o dia 9 de abril, no Teatro Sesc da Esquina, em Curitiba, ocorreram discussões a respeito do Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento foi realizado por meio de uma parceria do Sesc PR com a Universidade Livre do Esporte (ULE). No Boletim Diário desta sexta-feira (12) você confere como foram as palestras realizadas no período da tarde. 

A pedagoga, psicopedagoga e especialista em Intervenção Cognitiva, Mediação da Aprendizagem, Educação Especial e TEA, Liziane Pinho Bertolli Kriger, ministrou a palestra “Comunicação assertiva na inclusão”.  

Ela compartilhou um pouco do conhecimento na área e como coordenadora de Projetos na ULE. “A ideia dessa palestra é trazer orientações sobre comunicação assertiva para professores e mediadores com esse público de inclusão. É preciso saber ler esse indivíduo além do laudo, construir essa relação. Independentemente de ter um acompanhante terapêutico ou não, o professor regente é o principal responsável por esse aluno, por isso essa fala precisa ser direcionada a ele, ter esse olhar atento e uma comunicação positiva na nossa postura como docente”, pontuou.  

A psicóloga e pedagoga PDI, Nathalie Baril, apresentou ao público a palestra “Como adaptar e incluir a criança com TEA e a aplicação do Plano de Desenvolvimento Individualizado para esses alunos nas escolas”. Ela, que é mestre em Educação (UFPR), e possui especialização em Educação Especial Inclusiva, compartilhou sobre o trabalho que desenvolve com foco em pessoas neurodivergentes e a experiência que teve com esse público em Israel. “Quando esse aluno chega à escola é preciso ser feita uma boa anamnese. Laudo não define a nossa conduta pedagógica, mas pode trazer muitas informações que a gente precisa para estruturar o nosso ambiente escolar e quais suportes esse aluno vai precisar. Quando falo em suporte, falo de apoio e acessibilidade”, completou.  

O coordenador da Política Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Governo do Paraná, Felipe Braga Cortes, também participou do evento e falou sobre a carteira do autista, uma iniciativa do Governo Federal que recebeu amplo apoio estadual. “Nesse mês fizemos um mutirão para levar essa informação aos 399 municípios do nosso estado, já realizamos a emissão de 700 carteirinhas desde o início deste mês e já somamos mais de 18 mil documentos no estado”, completou.  

O professor Kleberton Nascimento apresentou a o Método PULE de prática de esporte para crianças e jovens e a importância de esporte para esse público. Graduado em Administração de Empresas e em Educação Física, ele possui formação como aplicador ABA entre cursos de capacitação voltados ao público de inclusão, e é coordenador de Paradesporto pela ULE. Ele falou sobre o método PULE. “Em toda a nossa metodologia estamos desenvolvendo a atividade motora global, depois fazemos o trabalho específico para desenvolver outras habilidades que temos objetivo. É o esporte como ferramenta de desenvolvimento dessas crianças”, explicou.   

O evento foi encerrado com a professora e artista, Raquel Stapassolim, sobre Arte Educação. Formada em Artes Cênicas e especialização em Psicomotricidade Relacional e Funcional, e é educadora Psicomusical para crianças neurodivergentes. “Precisamos estimular nossas crianças, resgatar o que aquela criança tem para trocar. Ter um vínculo com ela. É estar presente, disponível para ela”, observou.  

Acesse o conteúdo pelo canal do Sesc PR no Youtube 

Manhã   

Tarde   

Publicado por Estagiários Jornalismo

12/04/2024 às 14:03

©2024 • Fecomércio PR. Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.