NOTÍCIAS

Smart City reforça posição de Curitiba como cidade inovadora

Teve início nesta quarta-feira (20) a 5ª edição do Smart City Expo Curitiba, versão nacional do maior evento de cidades inteligentes do mundo, que busca promover inovação urbana e cidades inteligentes

21/03/2024

O prefeito Rafael Greca deu as boas-vindas aos participantes e recebeu as congratulações da Fira Barcelona pela conquista de Curitiba do título de Cidade Mais Inteligente do Mundo

Teve início nesta quarta-feira (20) a 5ª edição do Smart City Expo Curitiba, versão nacional do maior evento de cidades inteligentes do mundo, que busca promover inovação urbana e cidades inteligentes. Com o tema “Reinventando cidade para todos”, o evento reúne especialistas de diversas áreas para compartilhar experiências, ideias e soluções com setores público e privado visando a construção de um futuro mais sustentável e inclusivo. O evento é chancelado pela Fira Barcelona, instituição internacional de referência na organização de grandes eventos e que anualmente realiza o Smart City Expo World Congress e outras edições com a mesma temática ao redor do mundo.  

A cerimônia de abertura contou com as presenças do prefeito de Curitiba, Rafael Greca, do vice-prefeito de Curitiba e secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, e do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior. 

Durante a solenidade, o prefeito deu as boas-vindas aos participantes e recebeu as congratulações do CEO da Fira Barcelona, Ricard Zapatero, pela conquista de Curitiba do título de Cidade Mais Inteligente do Mundo no World Smart City Expo, em Barcelona (Espanha), em novembro de 2023. “Parabéns, Curitiba, por ter sido a escolhida por seus projetos de smart city e sustentabilidade. Temos a sorte de promover eventos internacionais em grandes cidades como Nova Iorque, Xangai, Doha e, no Brasil, em Curitiba. Estamos todos trabalhando por fazer grandes eventos que ensinem quais são os melhores projetos que fazem que as novas tecnologias melhorem a vida das pessoas e dos cidadãos”, disse Zapatero. 

Em seu discurso, Greca listou iniciativas que usam inteligência artificial e estimulam a inovação, tais como a Pirâmide solar da Caximba, que responde por 30% da eletricidade consumida pela Prefeitura de Curitiba, a instalação e painéis solares nas estações de ônibus, a Central 156, o aplicativo Saúde Já, o Vale do Pinhão, a disponibilização de livros para os “curitibinhas” nos Faróis do Saber e bibliotecas, a redução do ISS para a realização de congressos, espetáculos e shows. “Nós usamos a inovação como método desde 2017. Aqui a inovação vale para todos. Aqui a inovação é projeto social, porque uma cidade para ser inteligente tem que ser boa com o seu povo”, reiterou o prefeito.  

O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou que as ações de inovação de Curitiba se somam às do Estado, visando transformar o Paraná em um centro de inovação. Ele lembrou que no ano passado o Estado ficou em primeiro lugar no ranking de Cidades Inovadoras e Sustentáveis da consultoria Bright Cities, fruto de um conjunto de investimentos em universidades, parques tecnológicos e ambientes inovadores.  

“É uma honra receber novamente esse evento. Apostar em inovação faz com que o Paraná siga crescendo acima da média nacional. O Banco Central apontou o Estado como o que mais cresceu no País no ano passado, um avanço de 7,8%, enquanto a média nacional foi de 2,45%”, disse.  

A Fecomércio PR é umas das apoiadoras do Smart City Expo Curitiba, que vai até sexta-feira (22/03). Estiveram presentes da cerimônia de abertura, representando o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, o diretor da Fecomércio PR, Luiz Carlos Borges da Silva; o diretor regional do Sesc PR, Carlos Alberto de Sotti Lopes; o diretor regional do Senac PR, Sidnei Lopes de Oliveira; a coordenadora estadual da Câmara da Mulher Empreendedora da Fecomércio PR, Claudia Colpi; a presidente da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (CMEG) Curitiba, Luciana Burko Maciel. 

Publicado por Estagiários Jornalismo

21/03/2024 às 14:04

Veja também
©2024 • Fecomércio PR. Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.