Sistema Fecomércio Sesc Senac e CNC participam do 14º Festival de Turismo das Cataratas

Tem início mais um Festival das Cataratas, realizado de 12 a 15 de junho em Foz do Iguaçu. O evento, que chega a sua 14ª edição, é considerado um dos maiores eventos do turismo nacional. A cerimônia de lançamento ocorreu na noite de ontem (12) e contou com a presença do ministro do Turismo, Marcelo […]

13/06/2019

Da esq. p/ dir.: O secretário estadual Marcio Nunes, Alexandre Sampaio, Darci Piana, os ministros Marcelo Álvaro Antônio e Sofia Montiel de Afara, o prefeito Chico Brasileiro, Paulo de Angeli, e o secretário de Turismo Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu, Gilmar Piolla. Foto: Jean Pavão – Saga Fotografia

A cerimônia de lançamento ocorreu na noite de ontem (12) e contou com a presença do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio; da ministra do Turismo do Paraguai, Sofia Montiel de Afara; do vice-governador e presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana; do secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Marcio Nunes; do prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, e demais autoridades e membros do trade turístico nacional e internacional.

De acordo com o ministro, o turismo brasileiro vive um novo momento, pois apesar de seus atrativos, ainda não havia alcançado seu potencial. “Diante de todas essas potencialidades turísticas, esse novo governo tem trazido importantes ações para que a nossa economia possa tornar o Brasil um ambiente melhor para os negócios. O presidente Jair Bolsonaro é entusiasta do turismo, já demonstrou isso inúmeras vezes, e ele tem plena consciência de que o turismo é, sim, um importante vetor para o desenvolvimento econômico e social do nosso Brasil”, afirmou. Marcelo Álvaro Antônio mencionou vários investimentos que vêm sendo feitos no setor. Inclusive sua presença em Foz do Iguaçu desde a manhã de ontem se deve ao lançamento do Programa Investe Turismo. A iniciativa, em parceria com o Sebrae, Paraná Turismo e Embratur, prevê R$ 200 milhões para impulsionar o setor. As ações contemplarão 158 cidades das cinco regiões do país. Na Região Sul, 35 municípios receberão investimentos, entre elas, Foz do Iguaçu, o terceiro destino brasileiro mais procurado para lazer pelos turistas estrangeiros.

Dados divulgados nesta terça-feira (11) pelo Ministério do Turismo mostram que o Brasil registrou 6.621.376 chegadas internacionais, um crescimento de 0,5% em relação a 2017. Entre os principais emissores para o Brasil estão a vizinha Argentina (2.498.483), EUA (538.532) e Chile (387.470). As viagens a lazer representaram mais da metade da motivação dos turistas que vieram ao país (58,8%), seguidas de viagens a negócios, eventos e convenções (13,5%) e por outras motivações (27,7%), como visitas a amigos e familiares, estudos e saúde. O Rio de Janeiro continua como o destino mais procurado para o lazer, seguido por Florianópolis e Foz do Iguaçu. Em se tratando de negócios, São Paulo também manteve a primeira posição. Rio de Janeiro e Curitiba ocupam respectivamente o segundo e terceiro lugares.

Darci Piana reforçou o compromisso do governo estadual para o desenvolvimento do durante paranaense durante a cerimônia de lançamento do Festival das Cataratas. Foto: Jean Pavão – Saga Fotografia

Piana, que também esteve no lançamento do programa Investe Turismo, acompanhado do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, destacou que o turismo é uma das prioridades do governo estadual. “Hoje é um dia importante para o turismo. Pela manhã tivemos o anúncio de relevantes obras para o setor e para a região de Foz. O turismo é umas das prioridades do governador Ratinho, tanto que a TV estatal passou a chamou-se TV Turismo, justamente para divulgar os atrativos turísticos do nosso Paraná”, destacou o vice-governador e presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR.

Piana enalteceu ainda o trabalho de Paulo de Angeli, coordenador geral do Festival das Cataratas. “Faz 14 anos que ele faz esse trabalho e nos trouxe até aqui mais uma vez. Ele é o idealizador, produtor e incansável trabalhador pelo turismo”, exaltou.

O presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e membro do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Alexandre Sampaio de Abreu, representou a CNC, que é uma das patrocinadoras do Festival, junto da Fecomércio PR. “O apoio da CNC ao turismo nacional é de longa data, seja em eventos como esse, e também no apoio ao desenvolvimento de políticas públicas para incentivar o setor”, afirmou.

Texto: Karla Santin – jornalismo@fecomerciopr.com.br

13/06/2019 às 15:32