Sistema Fecomércio participa de FIDI 2024

Feira Internacional de Destinos Inteligentes celebra e capacita o setor turístico

19/03/2024

Foto: Murilo Ribas

Foto: Bruno Tadashi

Nesta segunda-feira (18), Sistema Fecomércio Sesc Senac PR prestigiou a Feira Internacional de Destinos Inteligentes (FIDI), um dos eventos mais relevantes para o turismo na América Latina.

Organizado pelo Instituto Cidades do Futuro e pela Fundação Ciudad de La Plata, com o apoio do Sistema Fecomércio PR, Sebrae/PR, Prefeitura de Curitiba e do Instituto Municipal de Turismo, a FIDI se destaca como um ponto de encontro para a discussão e apresentação das mais recentes inovações que moldam o futuro do turismo de forma inteligente.

“Esta é a cidade do turismo bom, bonito e barato, a mais verde do Brasil, a mais sustentável, com maior coleta seletiva de lixo e com um nível de saneamento que chega a 98%, uma cidade linda e sobremaneira uma cidade boa para o seu povo. O maior atrativo de um destino turístico inteligente é ser bom para o seu povo e por isso merecer ser visitado”, declarou Greca.

“Agradeço a todos que ajudaram a tornar esse evento uma realidade, quando o setor público se une ao privado começamos a fazer história e vivenciar um DTI é o que queremos provocar, é o que estamos realizando aqui em Curitiba”, declarou Gonzalo La Rosa, diretor do Instituto Cidades do Futuro, da Argentina.

Programação

Com uma programação diversificada, a FIDI proporciona aos participantes uma imersão em diversas experiências e assuntos apresentados por palestrantes de países como Espanha, Colômbia, Peru, Argentina, Panamá, Paraguai, Uruguai, Equador e de diversas regiões do Brasil.

Além das palestras e painéis informativos, os participantes têm acesso a uma ampla gama de atividades, incluindo sessões de networking, circuitos temáticos e visitas técnicas guiadas. Um dos pontos altos do evento é a oportunidade de explorar os dez circuitos temáticos oferecidos, proporcionando novas experiências turísticas em Curitiba.

Os Cafés-escola do Senac PR foram palco de dois workshops sobre harmonização de cafés especiais, com o instrutor José Carlos Dominico, que abordou tipos de moagem, formas de preparo e a harmonização com produtos paranaenses, como queijos, mel e bala de banana.

Foto: Carolina Gomes

Almoço especial

A Fecomércio PR recebeu, durante a manhã de segunda-feira, autoridades que participam do FIDI 2024. A instituição cedeu o plenário para uma reunião entre os representantes do governo de Medelim e de Antioquia, da Colômbia, e do governo do estado do Paraná e de Curitiba para troca de experiências sobre o mercado de turismo.

Em seguida, o grupo se juntou aos demais convidados para um almoço. O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador, Darci Piana, deu as boas-vindas e agradeceu a participação de todos.

Entre as autoridades presentes, participaram: o diretor da CNC e presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, o deputado federal Paulo Litro, o secretário de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade do Ministério do Turismo, Milton Zuanazzi, e os vice-presidentes da Fecomércio PR, Paulo Naiack e Paulo Salesbram.

Presenças

Também participaram também participaram da abertura do FIDI, no Memorial de Curitiba, a vice-ministra do Turismo do Peru, Madeleine Burns; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Castro; a secretária municipal da Educação, Maria Silvia Bacila; a coordenadora de Projetos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Ana Clevia Guerreiro Lima; o presidente Sociedade Mercantil Estatal para a Gestão da Inovação e das Tecnologias Turísticas (Segittur) da Espanha, Enrique Martínez Marín; o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca; a secretária em exercício de Turismo do Estado do Paraná, Camila Aragão; o superintendente do Sebrae-PR, Vitor Tioqueta; o diretor regional do Sesc PR, Carlos Alberto de Sotti Lopes; o diretor regional do Senac PR, Sidnei Lopes de Oliveira, e a diretora de Educação e Tecnologia do Senac PR, Denyze Lorenzon Ruckl.

19/03/2024 às 14:11