Sindilojas de todo o país se reúnem na Fecomércio PR

A Fecomércio PR sediou, na última sexta-feira (13), a primeira reunião preparatória do 36º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNSE), que será realizado de 20 a 22 de maio de 2020, em Bento Gonçalves. Representantes de sindicatos de todo o país se reuniram em Curitiba para avaliar os […]

16/09/2019

A Fecomércio PR sediou, na última sexta-feira (13), a primeira reunião preparatória do 36º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNSE), que será realizado de 20 a 22 de maio de 2020, em Bento Gonçalves. Representantes de sindicatos de todo o país se reuniram em Curitiba para avaliar os resultados do 35º Encontro, promovido em Fortaleza em maio deste ano, bem como aprovar a pré-programação do próximo evento.

O anfitrião da reunião da comissão organizadora, presidente do Sindilojas Curitiba e Região Metropolitana, Ari Faria Bittencourt, deu as boas-vindas aos representantes sindicais e de Federações do Comércio. “Este grupo que está aqui hoje reúne representantes de Belém do Pará ao Rio Grande do Sul. Temos o Sindilojas que organizou o último encontro e também o que vai realizá-lo no ano que vem, no Rio Grande do Sul. Os encontros nacionais têm o propósito de reunir os sindicatos, unir o comércio”, salientou.

De acordo com o vice-presidente da Fecomércio CE, Alberto Farias, o encontro realizado em Fortaleza recebeu aproximadamente 1,2 mil congressistas. “Nossa missão foi cumprida. Tivemos a satisfação de realizar o 35º Encontro Nacional de Sindicatos com muito sucesso, fruto do apoio de todos os sindicatos”, avalia.

Daniel Amadio, presidente do Sindilojas Bento Gonçalves, organizador do próximo congresso, destaca que a expectativa é muito boa. “Estamos esperando um público superior a mil congressistas de todo o Brasil. Além da pauta do congresso, os participantes poderão conhecer nosso turismo e o Vale dos Vinhedos”. Amadio informou que o evento será focado na sustentabilidade dos sindicatos e na nova realidade trazida pela Reforma Trabalhista.

Com no sindicalismo e associativismo bastante marcantes, o estado do Rio Grande do Sul já promoveu encontros nacionais e é presença constantes nos congressos. “O Rio Grande do Sul é forte no sindicalismo e no associativismo, a Fecomércio RS é composta por 112 sindicatos e isso traz muita união e força. Nós já realizamos lá um encontro nacional, foi muito importante, se colheram muitos frutos. Hoje os sindicatos passam por um momento de transformação e é muito importante estarmos unidos, ver o que um sindicato está aplicando de melhor e que pode ser aplicado pelo outro”, analisa o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Cruse.

O vice-presidente da Fecomércio RS e vice-presidente do Sindilojas Porto Alegre, Ronaldo Sielichow, que também já presidiu o sindicato, destaca a importância dos encontros nacionais dos sindicatos empresariais do comércio. “Esse é um momento muito importante, em que líderes do comércio, bens e turismo se reúnem para sentir as dores do comércio e projetar situações melhores para o desenvolvimento da categoria”, afirmou.

O assessor jurídico do Sindilojas Porto Alegre, Flávio Obino Filho, que coordena a reunião dos advogados das entidades sindicais durante os encontros nacionais, adianta que a proposta do governo de alteração da organização sindical brasileira será um dos temas jurídicos debatidos no 36º CNSE. “A base dos debates sindicais e trabalhistas, que são o carro chefe da organização sindical brasileira, sempre têm um fundo jurídico. A proposta do executivo de alteração da organização sindical brasileira deverá ser encaminhada ao Congresso no início do ano que vem. Por isso, quando da realização do encontro em Bento Gonçalves, estaremos no olho do furacão que vai afetar as entidades sindicais e os empresários”, projeta.

Encontro preparatório

No período da manhã, representantes do Sindilojas CE fizeram uma apresentação sobre os resultados do 35º CNSE e a comissão organizadora deliberou sobre a programação do 36º CNSE. Durante a tarde, o encontro contou com a participação do presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do Paraná, Darci Piana, que destacou a importância do sistema sindical e da atuação das entidades empresariais para o fortalecimento do setor produtivo.

Na ocasião, o assessor jurídico do Sindilojas Porto Alegre também fez apresentações sobre a Medida Provisória da Liberdade Econômica e seus efeitos nas relações trabalhistas, e sobre a nova proposta de alteração da organização sindical brasileira.

Texto: Karla Santin

16/09/2019 às 15:58