NOTÍCIAS

Sesc PR realiza formatura de turma de alunos do EJA EAD em Produção Cultural do Sesc da Esquina

Desde 2022, o Sesc da Esquina, em Curitiba, e o Sesc Londrina Centro oferecem o curso de Ensino Médio EJA à distância, com qualificação em Produção Cultural

23/02/2024

Há 50 anos o Sesc PR reconhece a importância de proporcionar oportunidades educacionais a jovens, adultos e idosos sem conclusão dos estudos na idade regular, por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Desde 2022, o Sesc da Esquina, em Curitiba, e o Sesc Londrina Centro oferecem o curso de Ensino Médio EJA à distância, com qualificação em Produção Cultural.   

Na noite de ontem (22), 15 alunos participaram da cerimônia de formatura da turma da capital paranaense, no Teatro do Sesc da Esquina, com a presença do diretor regional do Sesc PR, Carlos Alberto de Sotti Lopes, representando o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana.  

Além de entregar o diploma aos alunos, o diretor regional do Sesc PR compartilhou a história de vida do pai, já falecido, e que assim como os formandos também enfrentou obstáculos para concluir os estudos, mas nem por isso deixou de correr atrás do conhecimento e, além de se graduar em Direito pela Universidade Federal do Paraná, também teve uma carreira exemplar como advogado e na vida pública. “Vejo essa tenacidade do meu pai em vocês. Essa decisão que tomaram não vai parar por aqui”, completou.  

Também acompanharam o evento o diretor regional do Senac PR, Sidnei Lopes de Oliveira; o representante do Núcleo Regional de Educação, Antônio Mendes de Melo; a diretora de Educação, Cultura e Ação Social do Sesc PR, Lidiane Galvan; a gerente executiva do Sesc da Esquina, Ester Lara Lopes dos Santos; o conselheiro do Sesc PR, Onésimo Santos de Anunciação; o gerente de Educação do Sesc PR, Alexandre Otaviano Pereira da Silva, e o professor homenageado Leandro Aparecido da Silva, paraninfo da turma.  

“Cada palavra dita aqui reflete partes dessa jornada de desafios, superação e aprendizados. É uma honra ser chamado de professor. Vocês que também me ensinaram. Que estejam sempre com os olhares abertos e atentos para as oportunidades que surgirem”, disse o professor Leandro Aparecido da Silva. 

“Eu fui um aluno de educação de jovens e adultos. Trabalhava durante o dia na metalúrgica e à noite eu estudava. Me formei em Letras e sou professor concursado do estado já rem 28 anos”, comentou o assessor pedagógico do Núcleo Regional de Educação, Antônio Mendes de Melo. 

Natural do estado do Mato Grosso, Gabrielly é a mais jovem da turma. Aos 19 anos, ela foi escolhida para ser oradora em nome dos demais. “Eu vim para Curitiba em 2015 e me matriculei no ensino regular, mas tinha muita dificuldade em conseguir conciliar os estudos com o meu trabalho. Minha mãe viu uma propaganda do EJA do Sesc e foi aí que uma nova oportunidade se abriu. E eu encontrei aqui uma família, um acolhimento diferente, uma possibilidade de aulas presenciais e remotas, que tornaram essa conclusão do Ensino Médio mais fácil. Estou muito feliz, pois dia 11 de março vou começar a Faculdade de Enfermagem, meu sonho é ser enfermeira e fazer carreira no Exército, como boa parte da minha família”, disse orgulhosa.  

Além da formatura em Curitiba, nesta sexta-feira (23), 25 alunos se formarão no EJA do Sesc Londrina Centro.  

Inscrições abertas 

Quem tiver interesse em se inscrever para esta modalidade de ensino, as vagas estão abertas até dia 1º de março. Segundo o edital disponível no site do Sesc PR, o nome do curso é o EJA Ensino Médio Integrada à Formação Profissional Produtor Cultural na modalidade EAD. A capacitação ocorre 80% em formato virtual e 20% presencial. O edital pode ser acessado AQUI.

Publicado por Estagiários Jornalismo

23/02/2024 às 15:29

©2024 • Fecomércio PR. Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.