NOTÍCIAS

Sesc Paço da Liberdade celebra 15 anos de transformação cultural em Curitiba

A unidade Sesc Paço da Liberdade – instalada em um edifício icônico da arquitetura, arte e história da capital do Paraná – celebra amanhã (29), 15 anos de atividades como polo cultural

28/03/2024

A unidade Sesc Paço da Liberdade – instalada em um edifício icônico da arquitetura, arte e história da capital do Paraná – celebra amanhã (29), 15 anos de atividades como polo cultural. Desde que assumiu o prédio em 2006, o Sesc PR foi responsável pelo seu restauro, que estava abandonado, e por uma jornada de transformação cultural, promovendo um impacto indelével no Centro de Curitiba. 

A população local e regional, turistas e visitantes ganham uma extensa programação cultural que se estende até maio, com exposições, oficinas, shows, cursos nas áreas de artes visuais, artes eletrônicas e informática inclusiva, cinema, patrimônio cultural e memória, literatura e música. Também há a possibilidade da realização de visitas monitoradas ao prédio. 

O objetivo da unidade do Sesc é oferecer à cidade novos formatos de produção cultural, preencher lacunas da programação local e construir um centro cultural inovador e preocupado com a formação de uma sociedade com pensamento crítico. Traçando de maneira recorrente um paralelo entre o atual e o antigo, o Sesc Paço da Liberdade propõe o uso de novas mídias e suporte tecnológico, e o diálogo entre as produções artísticas e nacionais. 

 

Abandono 

O prédio que há 15 anos abriga o Sesc Paço da Liberdade foi inaugurado em 1916 e é um projeto do ex-prefeito Cândido de Abreu para ser a sede dos poderes executivo e legislativo de Curitiba. A construção funcionou como Câmara de Vereadores até 1955 e como Prefeitura de Curitiba até 1966.  

O prédio abrigou o Projeto Rondon no início da década de 1970 e, por 29 anos, o Museu Paranaense, até 2002. 

Durante cinco anos, de 2002 a 2007, o Paço da Liberdade ficou sem ocupação e sem receber cuidados de manutenção, essenciais para evitar o desgaste natural. Os principais ornamentos externos do prédio – leões, anjos e a figura feminina localizada na torre central – estavam se deteriorando, houve invasão na construção, roubos da tubulação de cobre e fogo no assoalho.  

 

História reescrita 

Em 7 de julho de 2006, a história do prédio do Paço da Liberdade começou a ser reescrita, com a assinatura do Decreto de Permissão de Uso do Paço, que garantiu ao Sistema Fecomércio Sesc Senac PR o uso da antiga sede da Prefeitura de Curitiba como centro cultural, por 25 anos, renováveis por mais 25. O decreto foi assinado pelo presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, e pelo então prefeito de Curitiba, Beto Richa. 

Os 2.205,07m2 do prédio passaram por restauro, e suas características arquitetônicas e construtivas originais foram preservadas. Coube aos arquitetos Abrão Assad a elaboração dos Projetos Arquitetônicos de Reciclagem e de Arquitetura de Interiores da edificação e, a Humberto Fogassa, a responsabilidade pela obra. Renovado, o prédio do Paço da Liberdade manteve-se fiel à aparência original.  

 

Entorno 

A atuação do Sesc Paço da Liberdade trouxe revitalização não apenas para o edifício, mas estimulou o desenvolvimento cultural e econômico da área central de Curitiba e de todo o seu entorno. “O entorno do palacete também estava em situação precária, prejudicando o comércio das redondezas e afastando o público. Com a inauguração do Sesc Paço da Liberdade o espaço se tornou um dos principais pontos turísticos da capital. Este é um exemplo dos compromissos do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR com o patrimônio cultural e material do estado, para beneficiar a população paranaense em nome de melhor qualidade de vida, aprimoramento profissional, desenvolvimento do comércio e justiça social”, enfatizou o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do Paraná, Darci Piana. 

 

Confira a programação de aniversário: 

https://www.sescpr.com.br/2024/03/sesc-paco-da-liberdade-celebra-15-anos-de-transformacao-cultural-em-curitiba/

Publicado por Estagiários Jornalismo

28/03/2024 às 14:03

©2024 • Fecomércio PR. Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.