Sesc Caiobá reúne veteranos do basquetebol

A 32ª edição do Torneio de Basquetebol Máster levou o público de Matinhos para dentro do ginásio do Hotel Sesc Caiobá na última semana – 22 a 27 de janeiro. Realizado pela Associação Paranaense de Basquetebol Máster (APBM) em parceria com o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, o evento celebra o encontro de veteranos da […]

30/01/2024

A 32ª edição do Torneio de Basquetebol Máster levou o público de Matinhos para dentro do ginásio do Hotel Sesc Caiobá na última semana – 22 a 27 de janeiro. Realizado pela Associação Paranaense de Basquetebol Máster (APBM) em parceria com o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, o evento celebra o encontro de veteranos da modalidade, inclusive, de atletas e ex-atletas da Seleção Brasileira de Basquetebol.

Disputando na categoria feminina, Erika Suzato, de São Paulo, participou da equipe Brutas Foz. Ex-atleta profissional e atualmente integrante da Seleção Brasileira de Basquetebol Máster na categoria 40+, Erika destacou o encontro entre amigas de longa data e novas parceiras. “O máster é uma competitividade muito saudável, que a gente tem aquela vontade de ganhar, claro, mas acima de tudo, a amizade prevalece”, comentou a atleta que vai participar do XII Pan-Americano de Basquetebol, no México, em abril deste ano.

Decanos

“Este ano tivemos uma categoria especial a 75+ com a participação de atletas a partir de 75 anos, muito com 80 anos e mais, o que mostra que o esporte é tudo”, explicou Josemar Ribas, presidente da APBM. Para essa categoria, os atletas se inscreveram no torneio de forma independente e os três times – verde, vermelho e amarelo – foram formados em quadra.

A disputa ficou entre o time verde contra o amarelo, numa partida apertada que levou para a prorrogação de três minutos com o empate conquistado pelo time amarelo após uma falta. Com duas cobranças, apenas a segunda bola entrou depois de cambalear pelo aro da cesta, o suficiente para ter mais uma chance de virar o jogo e animar a torcida. Tudo igual, 34 x 34 pontos.

Passados os três minutos, o time verde venceu por um ponto, 36 x 35. Urbano Sacramento, do time verde, recebeu além da medalha de primeiro lugar, mais duas: Cestinha e Rebotes. “Ainda bem que eu trouxe uma mala extra para voltar com tantos troféus e medalhas”, brincou Urbano, que também fez parte do time Brasil PAN 70, na categoria 70+.

Homenagem

Na sexta-feira (26), à noite, a APBM realizou um jantar para celebrar e entregar homenagens ao presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, que foi recebida pelo vice-presidente da Fecomércio, Paulo Salesbram; e ao diretor regional do Sesc PR, Emerson Sextos. “O Torneio foi um sucesso, a parceria com o Sesc PR é fantástica. Ao presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador, Darci Piana, e a todos os colaboradores do Sesc, eu só tenho a agradecer pelo apoio que perdura por mais de 32 anos”, afirmou Josemar.

Salesbram agradeceu a homenagem e ao show dos atletas em quadra. “Estou aqui com o meu pai que tem quase 75 anos e vocês não imaginam a alegria que é ver vocês e quanto isso nos motiva a praticar atividade física”, enfatizou. “Chegamos a 32ª edição dessa parceria com a Associação Paranaense de Basquetebol Máster e para nós é uma alegria receber esse torneio, um dos mais importantes do Brasil, com tantos talentos, ex-atletas de renome, celebrando o esporte, a vida aqui no ginásio do Sesc Caiobá”, emendou Emerson Sextos.

Categorias

Nesta edição, 28 equipes participaram do torneio divididas em seis categorias, sendo uma feminina com chave única. Os vencedores foram:

Feminina 40+: Brutas Foz

Masculino Máster 40+: Londrina Brisados