Senac PR lança curso gratuito para qualificar micro e pequenas empresas a vender para o Poder Público

As aulas terão início em 16 de novembro. Inscrições já estão abertas

28/10/2020

Da esq. p/ dir.: o superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta; o secretário de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes e presidente do Fopeme, Valdemar Bernardo Jorge; o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, vice-governador do Paraná e presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, Darci Piana, e o diretor de Finanças e Desenvolvimento Organizacional do Senac PR, Rodrigo Rosalem. Foto: Bruno Tadashi/Fecomércio PR

O Senac PR, em parceria com a Fecomércio PR, Sindicatos Empresariais do Comércio, Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (CMEG) e Sebrae/PR, lançou na tarde de ontem (27/10), por meio de uma videoconferência, o curso “Aprenda a Vender para o Poder Público”. O curso é gratuito e direcionado a pequenos empreendedores e colaboradores envolvidos diretamente nos processos de venda.

O projeto tem o propósito de incentivar a participação das micro e pequenas empresas do comércio de bem, serviços e turismo nas compras públicas. As empresas já possuem incentivos previstos em lei para ampliar as negociações com o poder público, mas muitas desconhecem como aproveitar tais oportunidades ou consideram o processo bastante complexo. O curso conta com o apoio do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná (Fopeme) e da Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Estado do Paraná (Fampepar).

O evento on-line contou com a participação do presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do Paraná, Darci Piana, que também é presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR; do superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta; do secretário de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes e presidente do Fopeme, Valdemar Bernardo Jorge; da representante da Fampepar, Adriana Cordeiro; do diretor regional do Senac PR, Vitor Monastier; do diretor de Finanças e Desenvolvimento Organizacional do Senac PR, Rodrigo Rosalem, e da diretora de Educação e Tecnologia do Senac PR, Denyze Cristina Lorenzon Rückl.

O diretor regional do Senac PR destacou que serão disponibilizadas inicialmente mil vagas gratuitas em todo o Estado. “Esse curso faz parte de um pacote de capacitações que estamos fazendo em todo o Estado que vai qualificar mais de 12 mil profissionais para o comércio neste período difícil de pandemia”, afirmou Vitor Monastier.

De acordo com Darci Piana, a parceria do Senac e do Sebrae neste projeto é mais um estímulo aos micro e pequenos empresários paranaenses. “Um programa como esse, lançando mil vagas gratuitas para nossos pequenos e micro empresários do Paraná e de seus colaboradores, certamente será de grande valia em um momento complexo como o que estamos vivenciando, ampliando o acesso das empresas de pequeno porte a um mercado potencial e com isso, gerar empregos”, avalia.

O superintendente do Sebrae/PR falou da importância da parceria e das novas oportunidades que o curso trará para as micro e pequenas empresas paranaenses: “Temos feito muitas parcerias com o Senac e com a Fecomércio e também com o Governo. E mais uma parceria se inicia neste momento. O Sebrae, neste projeto, vai fomentar a participação dos empresários no curso, por meio dos 19 Escritórios de Compras Públicas mantidos em parceria com entidades empresariais e Prefeituras, além das 160 Salas do Empreendedor espalhadas por todo o estado do Paraná em parceria com as Prefeituras. É uma rede muito grande que se forma neste momento para que o curso possa chegar de fato aos empresários”, explicou Tioqueta.

O Senac PR vai ofertar inicialmente 1.000 vagas, totalmente gratuitas. O curso será realizado na modalidade a distância, com tutoria ativa. As aulas terão início em 16 de novembro e o aluno tem até 30 dias para concluir a carga horária de 15 horas. O curso integra o Programa Senac de Gratuidade (PSG) e por isso para participar, os interessados precisam ter renda familiar per capita de até dois salários mínimos federais. As inscrições podem ser feitas diretamente no site www.pr.senac.br/aprendavenderpp. As instituições parceiras também vão divulgar links específicos para inscrições para seus representados.

Texto: Karla Santin

Publicado por Karla Santin