Senac PR completa 76 anos

Instituição já qualificou mais de cinco milhões de paranaenses para o mercado de trabalho

06/07/2023

Fachada do Senac Curitiba Centro, unidade inaugurada em 10 de fevereiro de 1966, com o nome de Centro de Formação Profissional João Daudt d’Oliveira, primeiro presidente do Conselho Nacional do Senac – Foto: Bruno Tadashi/Senac PR

Fundado em 7 de julho de 1947 no Paraná, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac PR) celebra 76 anos. A instituição, criada nacionalmente no ano anterior, nasceu com o objetivo de formar mão de obra qualificada para o comércio.

Parte do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, é mantida pelo próprio setor comercial. Hoje conta com 40 unidades no Paraná, além de quatro Unidades Móveis e 35 polos para o ensino à distância.

Seu portfólio contempla cursos presenciais e à distância, em diversas áreas do conhecimento, da Formação Inicial e Continuada, que ensinam o básico de uma profissão, à Pós-graduação, e permitem ao aluno planejar sua carreira profissional em uma perspectiva de educação continuada.

Tipos de cursos ofertados pelo Senac PR:

• Aprendizagem Profissional
  • Qualificação Profissional
  • Aperfeiçoamento
  • Programas Socioprofissionais e Culturais
  • Programas Instrumentais
  • Cursos Técnicos de Nível Médio
  • Especialização Técnica de Nível Médio
  • Aperfeiçoamento Técnico
  • Graduação Tecnológica
  • Pós-Graduação

Desde a sua fundação o Senac PR tem se destacado como referência na formação de profissionais qualificados para atuar no setor do comércio de bens, serviços e turismo. Com uma estrutura sólida e programas de ensino abrangentes, o Senac PR tem proporcionado oportunidades de aprendizado e aprimoramento para milhares de paranaenses.

“O Senac alia a tradição e inovação. Estamos atentos às novas tecnologias e necessidades do universo laboral, buscando oferecer educação profissional ao maior número de pessoas, de modo cada vez melhor. Seja um jovem em busca de seu primeiro emprego, pessoas em busca de uma recolocação no mercado de trabalho ou trabalhadores que querem aperfeiçoar sua carreira, o Senac possui cursos para atender a todas essas demandas”, enfatiza o diretor regional do Senac PR, Sidnei Lopes de Oliveira.

“O diploma do Senac faz a diferença no momento da contratação. O empregador sabe que está trazendo uma pessoa qualificada para seu quadro de colaboradores”, afirma o presidente do Conselho Regional do Senac PR, Darci Piana.

Em 2022, a instituição realizou cerca de 120 mil atendimentos, número que considera todas as modalidades de cursos oferecidos, desde aprendizagem, qualificações, aperfeiçoamentos e graduações, bem como ações extensivas. Desse total, 42,5 mil matrículas foram realizadas por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG), direcionado a pessoas de baixa renda.

Criado para promover a educação voltada para um importante setor econômico do estado, responsável por 63% do PIB estadual, o Senac PR tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento de habilidades e capacidades dos trabalhadores no decorrer dessas décadas.

“Hoje é dia de celebrar a nossa escola. São 76 anos de uma trajetória brilhante na educação profissional. E que venham mais e mais décadas de excelência, inovação e capacitação, que ajudam a construir um futuro cheio de conquistas para milhares de pessoas”, reitera o diretor regional do Senac PR.

Saiba mais sobre o Senac PR e conheça histórias de transformação em www.pr.senac.br.

Publicado por Karla Santin

06/07/2023 às 16:16