Prêmio Ozires Silva reconhece empreendedores sustentáveis de todo o país

07/02/2020

A capital paranaense recebeu nesta quinta-feira (6) a 13ª edição do Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável. Promovida pelo Isae Escola de Negócios, com patrocínio de diversas instituições, entre elas a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), a premiação reconheceu ideias e projetos que colaboram para que a sociedade desperte a atenção a ações sustentáveis e mais conscientes.

Em 2020 foram aprovados 84 projetos que seguiram para avaliação de uma comissão julgadora, composta por profissionais especializados em suas áreas de atuação. De todos os inscritos, 48 projetos, de 11 estados brasileiros foram premiados nas categorias Empreendedorismo Social, Empreendedorismo Ambiental, Empreendedorismo Econômico e Empreendedorismo Educacional, e nas modalidades Empresa (pequeno, médio e grande porte), Estudante e Pessoa Física.

O presidente do Isae, Norman de Paula Arruda Filho. (Crédito imagem: Murilo Ribas)

A 13ª edição teve tema homônimo ao prêmio. O idealizador da premiação e presidente do Isae, Norman de Paula Arruda Filho, pontua a figura de Ozires Silva, por quem tem uma profunda admiração, como sendo “um homem inspirador, um ícone da educação e referência para inúmeras pessoas que investem suas capacidades, tempo e recursos em projetos empreendedores, inovadores e sustentáveis”. Norman defende a necessidade da construção de novos padrões de comportamento e engajamento social. “Entendo que nossa luta tem que resultar em processos de transformação da nossa sociedade. E transformar a sociedade pressupõe que nós temos que ter a capacidade de entender, de olhar para fora, para o amanhã, e traduzir isso dentro do nosso ambiente”, destaca.

Ozires Silva, tema do evento e nome da premiação, em discurso por meio de imagem holográfica. (Crédito Imagem: Murilo Ribas)

Ozires Silva, oficial da Aeronáutica e engenheiro, não pôde estar presente, mas enviou uma mensagem, por meio de uma imagem holográfica. “Há 13 anos o professor Norman quis fazer essa deferência, colocando meu nome neste prêmio. Fico muito orgulhoso em ver tantos jovens inscritos. Ao longo da nossa história, já foram mais de 800 programas. São tantas pessoas engajadas em investir seu tempo em projetos que farão a diferença no mundo”, salienta Silva.

Paulo Nauiack fez a entrega da premiação aos empreendedores ambientais. (Crédito Imagens: Murilo Ribas)

O vice-presidente da Fecomércio PR, Paulo César Nauiack, representou o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, na cerimônia e fez a entrega das premiações na categoria Empreendedorismo Ambiental. Também participou da premiação o assessor da Presidência da Fecomércio PR, Paikan Salomon de Mello e Silva.

Ozires Silva

Oficial da Aeronáutica e engenheiro formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica, Ozires Silva destaca-se por sua contribuição no desenvolvimento da indústria aeronáutica brasileira. Liderou a equipe que projetou e criou o avião Bandeirante, comandou o grupo que promoveu a criação da Embraer e deu início à produção industrial de aviões no Brasil.

Foi presidente da Embraer, da Petrobrás e da Varig, Ministro da Infraestrutura, patrono de diversos cursos de graduação pelo país. E conselheiro de uma série de conselhos e de associações de classe e condecorado em todo o mundo. Autor de cinco livros, teve sua vida contada por Decio Fischetti, na obra Um Líder da Inovação – Biografia do Criador da Embraer.

As fotos do evento estão disponíveis AQUI.

Publicado por Silvia Bocchese de Lima

07/02/2020 às 16:58