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Pesquisa mostra retomada em fevereiro

A Pesquisa Conjuntural realizada pela Fecomércio PR comprova a retomada do volume de negócios na economia paranaense

16/05/2022

Embora o mês de fevereiro ainda tenha tido índices negativos, com -2,08% em comparação a janeiro, o segundo mês do ano trouxe boas notícias para o comércio.

A Pesquisa Conjuntural da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), com base em fevereiro, apresenta o início da recuperação das vendas, mesmo com a transferência do carnaval para abril. Os setores com maiores crescimento foram os de calçados (17,71%); vestuário e tecidos (11,80%); óticas, cine-foto-som (3,35%); concessionárias de veículos (2,82%) e combustíveis (1,85%). Entre os que sofreram maiores quedas estão livrarias e papelarias (-19,61%); lojas de departamentos (-17,70%); farmácias (-15,63%); móveis, decorações e utilidades domésticas (-8,29%) e autopeças (-6,89%).

 

Acumulado do Ano

O Acumulado, com 0,83% positivos, demostra a retomada das vendas – principalmente nos dois setores que mais sofreram com a pandemia (calçados e vestuário e tecidos) – a partir do retorno da circulação de pessoas, com os trabalhos presenciais e a volta às aulas. Os maiores crescimentos foram detectados nas áreas de calçados (30,10%); vestuário e tecidos (28,31%); óticas, cine-foto-som (21,33%); combustíveis (15,49%) e livrarias e papelarias (8,17%). Comprovou-se que o consumo dos bens de menor porte subiu e os de grande porte não, o que é considerado normal pela época do ano, com muita gente viajando, além da inflação crescente – como demonstrado abaixo.

 

Efeitos da inflação

A espiral inflacionária, com aumento de preços e dos juros, acarretou a diminuição do poder de compra da população, havendo redução na aquisição dos bens duráveis, determinado também pela escassez de insumos para a indústria automobilística são outros motivos da grande queda nas vendas nos setores lojas de departamentos (-11,80%) e concessionárias de veículos (-10,36%).

 

Fevereiro/22 repete Fevereiro/21

No total, os índices repetem os do ano passado, com mínima piora residual de -0,04% conforme os dados aferidos na comparação com o mesmo mês de 2021, quando os efeitos da variante ômicron da covid-19 ainda não se faziam sentir. Na comparação 2022/2021, os setores que apresentaram crescimento foram: calçados (46,02%); vestuário e tecidos (33,82%); óticas, cine-foto-som (22,69%); combustíveis (14,25%). Com maiores quedas: lojas de departamentos (-13,23%); concessionárias de veículos (-9,53%); autopeças (-7,92%).

 

 

Assessoria de Imprensa

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Publicado por Estagiários Jornalismo

16/05/2022 às 11:41

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