Endividamento dos paranaenses sobe pelo segundo mês consecutivo

94,1% da população do estado estava endividada no mês de maio

07/06/2023

O endividamento dos paranaenses subiu pelo segundo mês consecutivo. A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), aferida mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), mostra que 94,1% da população do estado estava endividada no mês de maio. O percentual é superior aos 93,8% de endividados em abril.

O endividamento tem crescido sobretudo entre as famílias com renda acima de dez salários mínimos, entre as quais 95,8% possuíam algum tipo de dívida em maio. Já entre as famílias com renda até dez salários mínimos, mantiveram-se nos 93,7% de endividadas.

Mesmo com a elevação do endividamento, a inadimplência apresentou melhora em relação a abril, passando de 22,2% para 19,3% de famílias com contas atrasadas. Já a parcela de endividados que afirmam não ter condições de pagar suas contas baixou de 7% em abril para 5,7% em maio.

Tipo de dívida

O cartão de crédito concentra 80,8% das dívidas dos paranaenses, seguido pelo financiamento de casa, com 8,3%, e o financiamento de veículo, com 7,5%.

GRÁFICOS EM JPEG

Assessoria de Imprensa:

Karla Santin – jornalismo@fecomerciopr.com.br | (41) 3883-4530 – WhatsApp (41) 99236-3335

Publicado por Karla Santin

07/06/2023 às 09:58