Paranaenses estão, aos poucos, menos endividados

Desde agosto do ano passado o endividamento vem caindo no estado

12/03/2024

As famílias paranaenses estão cada vez menos endividadas. Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), a parcela de endividados caiu de 91,1% em janeiro para 90,9% em fevereiro. Desde agosto do ano passado o índice de endividamento vem caindo no Paraná. Mesmo assim, o estado ainda se mantém no topo do ranking brasileiro de endividados. A média nacional da PEIC ficou em 77,9%.

O endividamento dos paranaenses está atrelado principalmente às compras no cartão de crédito, que representam 88,1% das dívidas. Outros motivos que levam os consumidores a manterem compromissos financeiros são o financiamento de carro, que concentrou 7,3% das dívidas em fevereiro, e o financiamento de casa, com 5,1%.

Se por um lado os paranaenses são os mais endividados do Brasil, vale ressalvar que não são os mais inadimplentes. Em fevereiro, 14,5% das famílias estavam com as contas em atraso, o que coloca o Paraná na 25ª posição entre os demais estados. A média nacional de inadimplência é praticamente o dobro, com 28,1%. Já o percentual de paranaenses que admitem não ter condições de quitar seus débitos correspondem a 4,5%, ante os 11,9% da média nacional.

O endividamento caiu entre as famílias com rendimentos até dez salários mínimos, saindo de 90,9% em janeiro para 90,6% em fevereiro. Já entre as famílias com renda superior a dez salários mínimos, a PEIC permaneceu no patamar de 92,3%.

GRÁFICOS

Assessoria de Imprensa:

Karla Santin – jornalismo@fecomerciopr.com.br | (41) 3883-4530 – WhatsApp (41) 99236-3335

Publicado por Karla Santin

12/03/2024 às 09:19