Paraná participa de feira em Assunção para estreitar relação comercial com Paraguai

Fonte: AEN A parceria comercial entre Paraguai e Paraná tem tudo para se estreitar ainda mais com os investimentos que o país vizinho pretende realizar nos próximos anos para desenvolver a indústria e a infraestrutura locais. Nesse cenário, uma comitiva paranaense encerrou nesta sexta-feira (22) a participação da Expo Paraguai-Brasil, em Assunção, maior feira de […]

26/09/2023

Fonte: AEN

Almoço com a vice-ministra da Indústria do Paraguai, Lorena Méndez

A parceria comercial entre Paraguai e Paraná tem tudo para se estreitar ainda mais com os investimentos que o país vizinho pretende realizar nos próximos anos para desenvolver a indústria e a infraestrutura locais. Nesse cenário, uma comitiva paranaense encerrou nesta sexta-feira (22) a participação da Expo Paraguai-Brasil, em Assunção, maior feira de negócios entre os dois países, em que mapeou oportunidades de negócios para empresas do Estado.

Participaram da feira no Paraguai as secretarias de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Seic), do Planejamento (Sepl), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR), a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), a Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar) e a Associação Comercial de Foz do Iguaçu. Estiveram representando a Fecomércio PR, o diretor de Relações Internacionais da Fecomércio PR e cônsul honorário da República Tcheca, Rui Lemes, e o coordenador sindical, Rodrigo Bregola.

“Na posse do presidente Santiago Peña, em agosto, fomos em comitiva liderada pelo vice-governador Darci Piana conversar sobre a integração mais efetiva entre Paraná e Paraguai. Agora na feira, vamos dar início de fato a essa ação com o novo governo, buscando oportunidades para investidores paranaenses que possam contribuir para o crescimento econômico do Paraguai em áreas como proteína animal e infraestrutura”, aponta o secretário estadual da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros.

O Paraguai é o 9º principal parceiro comercial internacional do Paraná. De janeiro a agosto, o volume de negociações com o país vizinho fechou em US$ 390,6 milhões, aumento de 4,4% em relação ao mesmo período do ano passado.

Itaipu

Uma das ações que vai incentivar investimentos no Paraguai é a possibilidade de um fundo com recursos da Itaipu para promover o desenvolvimento da região fronteiriça. Isso seria possível graças ao fim do pagamento da obra. Brasil e Paraguai estão estreitamente ligados pela Itaipu Binacional, que responde por 8,72% da demanda de energia elétrica brasileira e é responsável por 86,4% da energia elétrica consumida no país vizinho.

Encontro com vice-ministra

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, Ercílio Santinoni; o embaixador do Brasil no Paraguai, José Antônio Marcondes de Carvalho; o diretor superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, e o diretor de Relações Internacionais da Fecomércio PR e cônsul honorário da República Tcheca, Rui Lemes

A comitiva foi recebida na sexta-feira pela vice-ministra da Indústria do Paraguai, Lorena Méndez, e pelo embaixador do Brasil no país, José Antônio Marcondes de Carvalho. O plano do governo paraguaio, reforça ela, é potencializar a indústria local para processar commodities com energia limpa, visando principalmente a exportação. Cenário no qual o Paraná tem capacidade de colaborar.

Publicado por Karla Santin

26/09/2023 às 09:10