Paracopa Sesc impulsiona jovens na bocha paralímpica

24/04/2024

67 atletas de 17 federações brasileiras participaram do campeonato

Participando pela primeira vez, Gabriel Amorim e Jamilly da Silva conquistaram o primeiro lugar nas suas categorias

“Quando descobriu esse esporte mudou totalmente a vida dele, de toda a família”, afirmou Antônio Luis Amorim, pai de Gabriel Amorim, atleta do Maranhão, vencedor da categoria BC2/ masculino, no Campeonato Brasileiro de Jovens de Bocha Paralímpico, realizado de 16 a 20 de abril, em Curitiba, pelo Sesc PR em parceria com a Associação Nacional de Desportos para Deficientes (Ande); e promoção da RPC.

Foi a primeira vez que o estado do Maranhão participou de uma competição de nível nacional. A dificuldade para participar é compartilhada por muitos atletas e técnicos, que contam, muitas vezes, só com recursos próprios para poder comprar equipamentos, treinar e viajar. “Eu faço um trabalho voluntário e todos os materiais são meus. Muita gente fala que eu só gasto dinheiro, mas não sabem a satisfação que é trabalhar com alunos com deficiência”, disse Carlos Barbosa, técnico da atleta paraense Jamilly Silva, vencedora na categoria BC2/ feminino.

Acompanhando as finais do campeonato, o vice-presidente da Fecomércio PR, Paulo Nauiack, comentou a importância do Sesc PR em apoiar o paradesporto. “O Sesc estar dentro e apoiar um processo como esse é extremamente gratificante. Nós, enquanto conselheiros do Sesc, vice-presidente da Federação do Comércio, só podemos incentivar e apoiar isso que é algo riquíssimo, incomensurável, a diferença que nós estamos provocando nas famílias, nessas equipes e no desporto paralímpico brasileiro”, declarou. Também estiveram presentes para a premiação os conselheiros do Sesc PR, Zildo Costa e Rodrigo Kochani.

O Campeonato Brasileiro de Jovens de Bocha Paralímpico é uma das etapas do processo de avaliação para definição do elenco que irá compor a Seleção Brasileira de Jovens que representará o Brasil em competições internacionais no ano de 2024. A competição, realizada pela terceira vez consecutiva em Curitiba, já demonstra grandes resultados: três atletas já participaram do campeonato estarão nos Jogos Paralímpicos de Paris.

Competição

O campeonato contou com disputas em todas as classes (BC1, BC2, BC3 e BC4), sendo premiados com medalhas os três primeiros colocados de cada categoria por gênero, enquanto os clubes e associações receberam troféus. Ainda teve a escolha do Atleta Revelação, Atleta Destaque e Árbitra Revelação. Confira os resultados:

• Atleta Revelação: Gabriel S. Amorim – FMPE/Maranhão.
  • Atleta Destaque: Luiza Vitória Alves da Silva – APPD/SJC
  • Árbitra Revelação: Tieme Roseli Takahashi