NOTÍCIAS

Maré de Oportunidades qualifica 1,6 mil ambulantes paranaenses

Aproximadamente 1,6 mil ambulantes foram qualificados pela terceira edição do programa Maré de Oportunidades, iniciativa do Sebrae/PR, Senac PR, Fecomércio PR e Prefeituras de Guaratuba, Pontal do Paraná e Matinhos. Ao longo dos últimos três dias os ambulantes que atuam no Litoral paranaense participaram de treinamentos do Senac sobre boas práticas na manipulação de alimentos […]

24/11/2023

Mais de 700 ambulantes se reuniram o Ginásio de Esportes do Sesc Caiobá, em Matinhos, para participar do Maré de Oportunidades. Foto: Bruno Tadashi/Senac PR

Aproximadamente 1,6 mil ambulantes foram qualificados pela terceira edição do programa Maré de Oportunidades, iniciativa do Sebrae/PR, Senac PR, Fecomércio PR e Prefeituras de Guaratuba, Pontal do Paraná e Matinhos.

Ao longo dos últimos três dias os ambulantes que atuam no Litoral paranaense participaram de treinamentos do Senac sobre boas práticas na manipulação de alimentos e qualidade no atendimento ao turista, orientações sobre controles financeiros, e formação de preço e formalização realizadas pelo Sebrae/PR, buscando motivar e valorizar esses empreendedores das areias paranaenses. O primeiro dia de treinamento foi nesta terça-feira (21/11), em Guaratuba, e reuniu quase 506 pessoas. Na quarta, dia 22/11, o Maré de Oportunidades qualificou 394 ambulantes em Pontal do Paraná e na noite de ontem (23/11) 718 ambulantes lotaram o Ginásio de Esportes do Sesc Caiobá, em Matinhos, para assistir ao treinamento do Senac e receber as orientações do Sebrae. Eles também assistiram à palestra de Valdir Pipoqueiro, que já foi boia-fria e lavador de carros e hoje é exemplo de empreendedorismo em todo o Brasil com seu famoso carinho de pipocas, vendidas na Praça Tiradentes, em Curitiba.

“O Senac PR, mais uma vez participa, com o Sebrae/PR e os municípios do Litoral do estado, para promover o Maré de Oportunidades, com muita qualificação e aprendizado para os ambulantes, desde boas práticas na manipulação dos alimentos, os cuidados para manipular alimentos, atendimento ao cliente. É uma satisfação muito grande para o Senac PR saber que as pessoas que estarão atendendo os veranistas nesta temporada estarão qualificadas pelo Senac e pelo Sebrae”, reiterou o diretor regional do Senac PR, Sidnei Lopes de Oliveira.

O gerente da Regional Leste do Sebrae/PR, Weliton Perdomo, salientou a intensificação das ações do programa Maré de Oportunidades ano após ano. “São três anos consecutivos em que o Sebrae, o Sistema Fecomércio e o Senac, junto com as prefeituras do litoral, trabalham para melhorar a qualidade dos serviços dos ambulantes. O Sebrae traz uma formação de gestão financeira, de formalização do negócio, junto com o Senac, na especialidade da manipulação de alimentos e atendimento ao turista, para que o verão do litoral do Paraná seja uma referência”, afirmou.

O prefeito de Matinhos, José Carlos do Espírito Santo, agradeceu ao Sebrae e ao Sistema Fecomércio Sesc Senac PR por mais um ano de parceira para a execução do projeto Maré de Oportunidades. “Essa parceria entre Sebrae, Senac, Fecomércio e Prefeituras ocorre porque juntos estamos pensando no melhor para o nosso litoral, para que os ambulantes possam vender mais e atender melhor aos veranistas que, por sua, se forem bem atendidos, vão consumir mais e assim fomentamos a economia do nosso litoral”, disse. O prefeito também destacou as obras realizadas pelo Governo do Estado do Litoral paranaense, com a engorda da praia e revitalização da orla, que vão atrair mais turistas, não só paranaenses, mas visitantes de outros estados, o que demandará ainda melhor preparo dos ambulantes que atuarão na temporada. “E que venha a melhor de todas as temporadas do nosso Litoral!”, completou.

Capacitação e estímulo

O diretor regional do Senac PR, Sidnei Lopes de Oliveira, e o gerente da Regional Leste do Sebrae/PR, Weliton Perdomo, entregando o kit do programa para o ambulante Julio Cesar Alves. Foto: Bruno Tadashi/Senac PR

Com o programa, o ambulante é capacitado, podendo formalizar seu negócio nas Salas do Empreendedor e se diferenciar nas areias das praias com itens que identificam os ambulantes qualificados pelo Maré de Oportunidades: camiseta, crachá, shoulder bag e um certificado que atesta a qualidade do serviço.

“Quero dar os parabéns ao Sebrae, ao Senac e à administração pública por nos apoiar e nos valorizar enquanto pessoas e como trabalhadores”, afirmou Islândia Caterine de Campos, ambulante há 22 anos do artesanato que faz com materiais recicláveis.

Julio Cesar Alves é o Homem-Aranha das praias de Matinhos, vendendo drinks criativos e coloridos nas versões infantil – sem álcool – e para adultos. “A expectativa é termos a melhor de todas as temporadas. Esse tipo de treinamento é muito bom, porque higiene é importante, saber como dar um tratamento diferenciado ao cliente, conversar… tudo isso agrada o cliente”, avaliou.

Publicado por Karla Santin

24/11/2023 às 12:57

©2024 • Fecomércio PR. Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.