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SUL: Consumidores da região Sul do Paraná possuem a maior pretensão de presentear neste Dia das Mães

Intenção de compras na região chega a 77,5%, com preferência por roupas e calçados, aponta sondagem da Fecomércio PR e do Sebrae/PR

07/05/2025

Considerada a segunda data mais importante para o varejo, atrás apenas do Natal, o Dia das Mães promete movimentar o comércio paranaense. Segundo sondagem realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) em parceria com o Sebrae/PR, 66,6% dos consumidores do estado pretendem presentear suas mães neste mês de maio. Na região Sul, esse percentual é ainda maior, de 77,5%, o mais alto do estado.

Do outro lado, a expectativa das homenageadas também é grande: 100% das mães residentes na região esperam ganhar um mimo ou lembrança especial.

A coordenadora de Comércio e Serviços do Sebrae/PR, Suelen Pedroso, destaca que é preciso aproveitar períodos sazonais, como a mudança de clima, e pensar em parcerias que agreguem valor à experiência do cliente.

“Quem empreende precisa estar atento ao comportamento dos seus clientes, especialmente nas redes sociais, promovendo interações antecipadas, apresentando benefícios e aproveitando todas as oportunidades para fechar negócios. Caprichar nas embalagens e na personalização também são estratégias que agradam e influenciam na decisão de compra do consumidor”, indica.

Regiões

Depois da região Sul, as maiores intenções de presentear são registradas no Leste (73,1%), que inclui os municípios da Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, na região Central (71,7%) e o Noroeste (68,2%). Em Curitiba, 66,1% dos consumidores afirmaram que vão presentear no próximo domingo de maio. No Oeste e no Norte os índices são de 58,9% e 57,6%, respectivamente.


Tipo de presente

Roupas, bolsas e calçados são as principais escolhas dos filhos para agradar as mães, com 46% das intenções. Flores aparecem em segundo lugar, com 17%, seguidas por perfumes e cosméticos, com 13%, e joias e bijuterias, com 8%.

Tíquete médio e forma de pagamento

O tíquete médio do presente na região Sul será de R$ 147,15, levemente abaixo no tíquete paranaense, estimado em R$ 154,40. Os homens devem gastar mais, com média de R$ 160,00, ante R$ 131,32 entre as mulheres. A forma de pagamento preferida será à vista, com 48,4% dos entrevistados sinalizando que vão optar pelo Pix, dinheiro e cartão de débito, além de 22,1% que vão pagar o presente no cartão de crédito para o vencimento. As compras no cartão de crédito parcelado devem corresponder a 27,4%.

 

Cesta de consumo Dia das Mães

A aceleração da inflação nos últimos meses deve impactar diretamente os preços dos presentes do Dia das Mães deste ano. De acordo com o assessor econômico da Fecomércio PR, Lucas Dezordi, os itens que compõem a cesta de consumo típica da data registram uma alta estimada de 7,19% em Curitiba e Região Metropolitana, índice acima da média nacional, que é de 5,63%. Em 2024, o mesmo conjunto de itens apresentou variação de 2,33% no Paraná.

“A inflação neste ano está significativamente mais alta. Isso indica que os consumidores vão encontrar preços mais elevados em grande parte dos produtos tradicionalmente procurados para a data. Com esse cenário, é natural que muitos paranaenses optem pelo parcelamento no cartão de crédito”, observa Dezordi.

Produtos como chocolates (+23,19%), joias e bijuterias (+16,37%), sapatos (+12,03%), perfumes (+11,80%) e artigos de maquiagem (+10,27%) lideram o aumento de preços.

Contudo, levar a mãe para almoçar fora é o que mais vai pesar no bolso. O subitem Alimentação Fora do Domicílio representa cerca de 40% do peso da inflação da cesta do Dia das Mães e acumulou variação de 8,75% nos últimos 12 meses em Curitiba. “Esse aumento está relacionado à inflação dos serviços, que tem sido puxada por um mercado de trabalho mais aquecido e por reajustes nos custos do setor”, explica o economista. “Além disso, o forte encarecimento do chocolate é reflexo das condições climáticas adversas nas principais regiões produtoras de cacau, especialmente na África”, analisa.

No entanto, alguns itens apresentam variação mais favorável para o consumidor. Produtos como artigos de cama, mesa e banho (-3,67%), ingressos para cinema, teatro e concertos (-2,56%), refrigeradores (-1,76%), máquinas de lavar roupa (-1,5%) e televisores (+0,09%) sofreram menos pressão inflacionária. “Esses produtos podem representar boas oportunidades de compra. É importante comparar preços, já que o ambiente inflacionário ainda impõe desafios ao poder de compra das famílias”, avalia.

Local e período da compra

O comércio de rua, que abrange lojas do centro e de bairros, será o principal local de compras na região Sul, atraindo 68,1% dos consumidores. Trata-se de um dos maiores índices do Paraná em preferência por lojas físicas de rua. Já as compras pela internet representam 17,5% das intenções.

A maioria dos filhos deve deixar para comprar o presente até uma semana antes da data (65,3%). Outros 21,4% se anteciparão de 8 a 15 dias antes, enquanto 7,2% deixarão para o próprio domingo, e apenas 6,1% já garantiram o presente com mais de 15 dias de antecedência.

Pesquisa e decisão de compra                                                                                                                       

Embora a preferência de compra ainda seja nas lojas físicas, a internet é o principal canal de pesquisa de preços: 40% dos entrevistados afirmaram que vão buscar valores on-line, enquanto 24% pretendem fazer essa comparação pessoalmente.

A qualidade do produto é o critério mais relevante para a decisão de compra, elencada por 38,4% dos consumidores, e especialmente entre os homens, com 43,6%. O atendimento do vendedor é outro aspecto que faz a diferença no momento de comprar o presente e foi apontado por 21,2% dos consumidores. Só depois é que foram mencionados os fatores relacionados a preço baixo (15,2%) e desconto (8,1%).

Sobre a pesquisa

A sondagem da Fecomércio PR e do Sebrae/PR ouviu 1.068 consumidores no período de 17 de março a 8 de abril, em sete regiões do Paraná: Centro, Curitiba, Leste, Noroeste, Norte, Oeste e Sul.

GRÁFICOS 

 

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Publicado por Karla Santin

07/05/2025 às 15:27

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