Livro que narra a história da família Ferreira dos Santos é lançado no Sesc Paço da Liberdade

O cônsul do Senegal no Paraná, Ozeil Moura dos Santoslento para o futebol está no DNA dos Ferreira dos Santos, uma família de craques. Eles também trazem no sangue o orgulho e a determinação de serem afrodescendentes pioneiros em outros campos além dos gramados, seja no empreendedorismo, na medicina ou na diplomacia. A história dessa […]

11/03/2022

O cônsul do Senegal no Paraná, Ozeil Moura dos Santoslento para o futebol está no DNA dos Ferreira dos Santos, uma família de craques. Eles também trazem no sangue o orgulho e a determinação de serem afrodescendentes pioneiros em outros campos além dos gramados, seja no empreendedorismo, na medicina ou na diplomacia. A história dessa família negra e das diferentes trajetórias pessoais de seus membros são relatadas no livro “Ferreira dos Santos: Uma família de craques”, escrito pela socióloga Ana Crhistina Vanali e pelo cônsul do Senegal no Paraná e membro da família retratada, Ozeil Moura dos Santos.

A obra, editada pelo Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, foi lançada nesta quinta-feira (10), no Sesc Paço da Liberdade. O evento contou com a presença do presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do Paraná, Darci Piana; do diretor regional do Sesc PR, Emerson Sextos; do diretor regional interino do Senac PR, Sidnei Lopes de Oliveira; do superintendente da Fecomércio PR, Eduardo Luiz Gabardo Martins; dos diretores da Fecomércio PR, Alberto Samways e Valter Xavier; do diretor presidente do Jornal Indústria & Comércio e vice-presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Odone Fortes Martins; do coordenador geral de Relações Institucionais da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Estado do Paraná (Sejuf), Sergio Tadeu Monteiro; do diretor do Instituto Geográfico e Histórico do Paraná, Luiz Roberto Araújo; dos representantes do Centro Cultural Humaitá, Candiero e Mel; da presidente do Instituto de Relações Internacionais do Paraná (IRIP), Maristela Parigot; de Jucimar Moura dos Santos, filho de Ozeil, representando a família Santos.

No livro, a história da família Ferreira dos Santos é descrita ao longo do século XX, adentrando o século XXI, demonstrando como sua presença foi marcante na cidade de Curitiba, em uma época em que as opções para quebrar as barreiras sociais e culturais e conseguir a ascensão social eram muito mais restritas.

Em seu discurso, Ozeil Moura dos Santos, narrou brevemente a história da família, bem com a parceria constante do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR na valorização da cultura negra e da integração cultural e comercial do Paraná com o continente africano. “Na semana em que meu pai faz aniversário lançamos esse livro. A integração do continente africano passa também pelo Sistema Fecomércio. A nossa relação, a nossa parceria, é notável. Agradeço à Fecomércio, ao Sesc, ao Senac, à toda a diretoria, especialmente ao Piana, por todo apoio que sempre nos foi dado e agora, com a materialização desta obra”, reiterou.

“Este livro traz muitas verdades que a história que nós conhecemos nos bancos escolares não conta. Isso aqui é real. Parabéns, Ozeil, nossa Federação se sente muito honrada em poder participar deste momento, do lançamento de um grande livro, que vai fazer um bem enorme para todos os seus leitores e as crianças que terão oportunidade de lê-lo nas bibliotecas paranaenses para as quais distribuímos essa obra”, afirmou o superintendente da Fecomércio PR.

Sextos enfatizou que o Sesc, enquanto entidade fomentadora da cultura do Paraná, prontamente aderiu à proposta de apoiar a obra, pela representatividade do legado da família Ferreira dos Santos. “Tomamos conhecimento da bela história da família e da importância de levá-la a toda a comunidade. É uma obra bastante rica e que traz a essência da cultura dos afrodescendentes no Paraná”, salientou o diretor regional do Sesc PR.

O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do Paraná, Darci Piana, e Ozeil Moura dos Santos

A reportagem completa sobre o lançamento do livro poderá ser lida na edição 147 da Revista Fecomércio.

Publicado por Karla Santin

11/03/2022 às 13:03