Lançamento de livro com o selo do Sesc PR desvenda pequenas biografias de grandes personalidades negras de Curitiba

A Lei Áurea (Lei nº 3.353), sancionada em 13 de maio de 1888, aboliu a escravidão no Brasil e, tanto ela quanto o Dia Nacional da Consciência Negra, em 20 de novembro, são datas de celebração e de conscientização sobre a força, a resistência e o sofrimento que a população negra viveu no Brasil desde a colonização. O Sistema Fecomércio […]

14/05/2021

Da esq. p/ a dir.: a pesquisadora, autora e uma das organizadoras do livro, Andrea Kominek; cônsul-geral honorário do Senegal, Ozeil Moura dos Santos; o cirurgião dentista do Sesc PR, Gerson Jacinto Tomas; a representante do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Universidade Federal do Paraná, Neli Gomes da Rocha; o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do estado, Darci Piana; o superintendente de Inclusão, Diversidade e Políticas Afirmativas da UFPR, professor Doutor Paulo Vinicius Baptista; a escritora e organizadora do livro, Ana Crhistina Vanali, e o representante da Arquidiocese de Curitiba, Eduardo Filho

O Sistema Fecomércio Sesc Senac PR escolheu o dia 13 de maio para lançar o livro “Os nomes da placa: a história e as histórias do monumento à Colônia Afro-brasileira de Curitiba”, na Sala de Atos do Sesc Paço da Liberdade.  Organizada pelos professores Ana Crhistina Vanali, Andrea Maila Voss Kominek e Celso Fernando Claro de Oliveira, a publicação é um trabalho coletivo de diversos autores que se propuseram a escrever pequenas biografias de grandes personalidades negras que contribuíram para a história da capital paranaense.

O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do estado, Darci Piana, participou do lançamento do livro. “Contar e enaltecer a história de todos que ajudaram a nos construir como estado e como nação é a missão do Sistema Fecomércio Sesc e Senac Paraná. Neste 13 de maio, data emblemática nacional de respeito e igualdade, fiz questão que lançássemos esse livro, que relata a vida dos afrodescendentes que tiveram uma atuação importante na nossa capital e ajudaram no crescimento do nosso estado. São vários nomes ligados ao esporte, como os irmãos Ferreira, que deram muita alegria quando jogaram no antigo Ferroviário e outros clubes do estado. Expoentes na cultura, na medicina, presidentes de entidades, juristas, diplomatas, os irmãos Rebouças, que construíram a Ferrovia Curitiba-Paranaguá, dentre outros nomes”, resumiu.

A publicação

Muitos dos nomes que constam em suas 552 páginas foram retirados do monumento cunhado em bronze, instalado na Praça Santos Andrade, em frente ao prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em celebração ao centenário da abolição, em 1988. “Esse é mais um trabalho realizado fruto da parceria entre o Consulado do Senegal e a Fecomércio PR. O lançamento desse livro, que retrata a vida, a obra e a luta de afrodescendentes no estado, dá visibilidade a essas pessoas. É uma aula de conhecimento e uma ferramenta de pesquisa”, pontuou o Cônsul-Geral Honorário do Senegal nos estados do Paraná e Santa Catarina, Ozeil Moura dos Santos.

Além dos homenageados pela placa, outras personalidades também são destacadas na publicação. Os ícones da musicalidade curitibana: Palminor Rodrigues Ferreira, o Lápis, e Waltel Branco, além de João Pamphilo d´Assunpção – um dos fundadores da UFPR, do Instituto dos Advogados do Paraná e da Academia Paranaense de Letras, que também se destaca por ter sido o primeiro presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Paraná e por ter presidido o Centro de Letras do Paraná.

“Esse trabalho foi iniciado em 2015 e contou com a colaboração de muitas mãos. Esse primeiro volume é o resgate histórico desses nomes presentes no monumento da Praça Santos Andrade. Foram cinco anos de caminhada. Descobrir um pouquinho da contribuição do elemento negro para a construção da sociedade paranaense, sobretudo da curitibana. Após 33 anos depois da instalação do monumento, mais uma vez homenageando essas pessoas”, apresentou a escritora e organizadora do livro, Ana Crhistina Vanali.

Presenças

Também acompanharam o lançamento a diretora de Educação, Cultura e Ação Social do Sesc PR, Maristela Massaro Carrara Bruneri – representando o diretor regional em exercício, Ulisses Fernando de Moraes Rodrigues; o gerente executivo do Senac Curitiba Centro, Marco Antonio Oliveira Biss – representando o diretor regional do Senac PR, Rodrigo Sepulcri Rosalem; o superintendente de Inclusão, Diversidade e Políticas Afirmativas da UFPR, professor Doutor Paulo Vinicius Baptista; o representante da Arquidiocese de Curitiba, Eduardo Filho; a representante do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Universidade Federal do Paraná, Neli Gomes da Rocha; o assessor jurídico do Sesc PR, Carlos Alberto de Sotti Lopes; a diretora de Suprimentos e Patrimônio do Sesc PR, Manuela Lopes Pereira; a coordenadora estadual da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios do Paraná, Claudia Regina Colpi; a presidente da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios em Curitiba, Luciana Burko; a  gerente executiva do Sesc Paço da Liberdade, Celise Helena Niero; o cirurgião dentista do Sesc PR, Gerson Jacinto Tomas, e a pesquisadora, autora e uma das organizadoras do livro, Andrea Kominek.

Distribuição

Com tiragem de 1.500 exemplares o livro “Os nomes da placa: a história e as histórias do monumento à Colônia Afro-brasileira de Curitiba” será distribuído para a rede de bibliotecas do Sesc PR e do Senac PR, universidades do estado, bibliotecas públicas, federações de outros estados, entre outras instituições parceiras, “para todas as pessoas que tenham o interesse em conhecer e aprofundar a pesquisa de cada um desses nomes”, pontuou o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana.

Texto: Isabela Mattiolli

14/05/2021 às 12:14