Instituição social recebe primeiro repasse de doações da campanha emergencial do Mesa Brasil em Castro

Posto de Assistência Cascata de Luz recebeu 280 kg de donativos arrecadados por empresas filiadas à Câmara da Mulher

12/06/2020

Na foto, o 2° Tenente do 5° Esquadrão de Cavalaria Mecanizado Bruno, Luiz Baú; a representante da Instituição Cascata de Luz, Dioneia de Freitas Mainardes Fruquim; a gerente executiva do Senac Castro, Ana Maria Trappel; a presidente CMEG Castro, Jocimara Van Mierlo e diretoras da CMEG, Ana Maria Sleutjes e Alice Helen Grigolo.

O Posto de Assistência Cascata de Luz, entidade que presta serviços socioeducativos e de atenção à família, recebeu nesta quarta-feira (12) o primeiro repasse de doações da campanha emergencial do programa Mesa Brasil, do Sesc Paraná, na cidade de Castro.

A instituição, que conta com 250 famílias cadastradas, recebeu 280 quilos de alimentos e itens de higiene e limpeza. As doações foram coletadas no comércio da cidade, entre farmácias, lojas de roupas, aviamentos, mercados, salões de beleza e papelarias. Até agora, 19 estabelecimentos já disponibilizam caixas para que seus clientes e a população deixem os donativos. Todas as lojas são de empresárias filiadas à Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (CMEG) da Fecomércio PR em Castro.

Semanalmente, a unidade do Senac Castro recolhe todas as doações deixadas no comércio, realiza o processo de higienização e controle, e o Exército faz o transporte e entrega do volume arrecadado para as instituições sociais cadastradas.

A proprietária de uma loja de aviamentos e vice-presidente da CMEG Castro, Ana Maria Sleutjes, aderiu à campanha e mantém a caixa de coletas em um local especial de sua loja. Ela relata que as próprias colaboradoras, outras empresárias e sua família contribuíram com doações. “A Câmara da Mulher e o Sistema Fecomércio realizam com frequência esse tipo de trabalho social. E neste momento, com tantas pessoas necessitando de ajuda, essa campanha do Mesa Brasil é muito importante. Se todos colaborarem com um pouco, não sobrecarrega ninguém e podemos fazer a diferença. É muito importante que mais empresas abracem a causa e fomentem as doações”, afirma.

Essa foi a primeira entrega de doações na cidade. E a campanha continua durante o estado de pandemia. Quem quiser colaborar pode deixar suas doações nas lojas parceiras e também na unidade do Senac Castro (Rua Alfredo Luiz de Mattos, 273).

As empresas que desejarem disponibilizar uma caixa de coleta podem entrar em contato com o Senac e manifestar seu apoio à campanha, pelos fones (42) 3233-8650 e (42) 99147-3822.

Sobre a campanha do Mesa Brasil

Desde o dia 16 de abril, o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, por meio do Programa Mesa Brasil, e as empresas de comunicação do Paraná estão engajados na campanha estadual de arrecadação de alimentos, produtos de higiene pessoal e de limpeza, álcool em gel, luvas e máscaras. Receptor das doações o programa Mesa Brasil do Sesc PR tem distribuído esses produtos arrecadados às entidades assistenciais cadastradas, aos Centros de Referência de Assistência Social das prefeituras e às secretarias municipais de Assistências Social. Até o dia 4 de junho, mais de  86.961 kg de produtos foram arrecadados, o que demonstra o envolvimento de todas as unidades do Sesc PR e dos parceiros, além da solidariedade dos paranaenses.

O Exército Brasileiro está igualmente engajado na campanha, atuando na área de logística para facilitar o transporte das doações nas diversas regiões do estado. As unidades do Senac em Castro, Irati, Prudentópolis e São Mateus do Sul também têm recebido as doações e repassado para a campanha, assim como os sindicatos filiados à Fecomércio PR e as Câmaras da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios de todo o estado.

A proposta é que a campanha resulte em um trabalho de solidariedade humanitária, de enfrentamento da situação e responsabilidade de todos diante do atual cenário de calamidade pública e insegurança alimentar da população economicamente vulnerável.

Compartilhe a campanha e participe!

Lojas participantes da campanha:

• Loja Anabella
  • Papelaria Mierlo
  • Farmácia Serena (prox. Terminal)
  • Farmácia Serena (Cruz Machado)
  • Farmácia Serena (Centro)
  • Mercado São José
  • Loja Modas Pop