Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) paranaenses cresce pelo 5º mês

Indicador da CNC e Fecomércio apresenta alta de 2,4% em dezembro

23/12/2020

Pelo 5º mês consecutivo, o índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) no Paraná apresentou crescimento. Isso demonstra a melhora da confiança das famílias na economia, de forma lenta e gradual, apesar de todos os danos causados pela pandemia. O indicador elaborado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) alcançou o patamar de 95,0 pontos em dezembro/2020, melhor resultado desde o início da pandemia em abril/2020 (109,3).

O crescimento do mês de dezembro foi impulsionado pelas famílias de menor renda e ficou acima da média nacional, que somou 72,1 pontos. Mesmo com a recuperação ainda não foi possível ultrapassar os 100 pontos, permanecendo abaixo do nível de satisfação.

Os subindicadores Emprego Atual (117,6) e Renda Atual (133,0) são os únicos que estão no nível satisfatório (acima dos 100 pontos). Já o Acesso ao Crédito, Nível de Consumo Atual e Momento para Duráveis, foram os subindicadores que tiveram queda na variação mensal no Paraná, ficando abaixo de -1,0%.

Pode-se observar que a Perspectiva de Consumo (63,8), apesar de ser o subindicador de menor pontuação é o que teve maior evolução mensal (12,9%), impulsionado pelas famílias com renda de até 10 salários mínimos.

Texto: Carolina Gomes

Publicado por Carolina Gomes