Índice de Confiança do Empresário do Comércio atinge maior patamar do ano

Médias e grandes empresas são as mais confiantes

30/08/2022

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) atingiu o maior patamar de 2022 em agosto. O indicador, aferido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), chegou a 126,1 pontos, com elevação mensal de 1,9% e variação anual de 5%. Esse foi o melhor índice para um mês de agosto da série histórica.

A confiança das médias e grandes empresas (mais de 50 funcionários), deu um salto mensal de 6,6%, ao passar de 127,1 pontos em julho para 135,5 pontos em agosto. Entre as empresas de menor porte o crescimento do ICEC foi de 1,9%, saindo de 123,7 pontos em julho para 126 pontos em agosto.

O ICEC paranaense está acima da média nacional, que também cresceu em agosto e está em 124 pontos.

Todos os fatores que compõem o indicador apresentaram variação mensal positiva: o subindicador Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC) subiu 5,2%; as Expectativas do Empresário do Comércio (IEEC) aumentaram 0,3%, e o quesito Investimentos do Empresário do Comércio (IIEC) cresceu 1%.

Karla Santin – jornalismo@fecomerciopr.com.br | (41) 99236-3335

30/08/2022 às 09:34