Inaugurada a primeira unidade integrada Sesc Senac do Brasil

Ivaiporã recebeu no dia 10 de maio a primeira estrutura no Brasil a integrar Sesc e Senac. Inauguração foi a terceira realizada na mesma semana. O Sistema Fecomércio Sesc Senac PR realizou, entre 8 e 10 de maio, três inaugurações consecutivas, uma ação inédita no Paraná. Após a inauguração de duas unidades do Senac no […]

14/05/2013

O Sistema Fecomércio Sesc Senac PR realizou, entre 8 e 10 de maio, três inaugurações consecutivas, uma ação inédita no Paraná. Após a inauguração de duas unidades do Senac no Sudoeste do estado – uma em Francisco Beltrão e outra em Pato Branco –, Ivaiporã, localizada no Centro-norte do Paraná, abriu as portas para a comunidade na sexta-feira (10).

Os três municípios já contavam com a atuação do Sesc e do Senac, mas as novas unidades, construídas em terrenos doados pelas prefeituras, ampliarão a prestação dos serviços das duas casas. Juntas, as três unidades somam 8,8 mil metros quadrados dedicados à formação profissional e à promoção da qualidade de vida dos comerciários, empresários e população das regiões abrangidas.

Com área construída de 4.621 m², a estimativa é que a estrutura do Sesc Senac Ivaiporã beneficie uma população de 150 mil habitantes do município e mais 16 cidades da região. O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, salientou que, além da economia, uma das principais vantagens da estrutura integrada é concentrar os serviços das duas instituições no mesmo espaço. “O empresário ou o empregado do comércio poderá vir com a família. Enquanto um estiver fazendo um curso do Senac, o outro pode participar das atividades do Sesc”, exemplificou.

O prefeito de Ivaiporã, Luiz Carlos Gil, acredita que, com a instalação da unidade integrada Sesc Senac no município, a educação profissionalizante e a qualidade de vida da população aumentarão significativamente, fazendo com que as pessoas que saíam da cidade em busca de oportunidades, permaneçam no município. “A região ostenta a menor renda per capita do estado. Por isso, tantas pessoas têm ido embora. Como a área de serviços é a que mais emprega pessoas, com certeza a região toda será beneficiada”, manifestou.

Para levar mais qualidade de vida para a população, por meio da educação, cultura, assistência, saúde, esporte e lazer, o Sesc vai dispor de ginásio, academia de esportes, espaço para Educação Infantil, salas multiuso para cursos, sala de vídeo, biblioteca e clínica odontológica. O diretor regional do Sesc PR, Dimas Fonseca, acredita que, onde a instituição se instala, ela passa a fazer parte de uma transformação social. “Não faremos nenhuma modificação sozinhos, mas seremos, por certo, a mola mestra dessa mudança importante que vai acontecer aqui em Ivaiporã e região”, afirmou.

O Senac, por sua vez, levará qualificação profissional para os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo. A estrutura vai contar com salas de aula convencionais, cozinha pedagógica e confeitaria-escola, laboratórios de informática, ambientes pedagógicos para cursos de cabeleireiro e manicure, laboratório de enfermagem e auditório.

Segundo o diretor regional do Senac PR, Vitor Monastier, a estrutura equipada com o que há de mais moderno em tecnologia e infraestrutura pedagógica, capacitará em 2013, gratuitamente, aproximadamente 700 alunos. “Somos portadores R$1,5 milhão que serão investidos ainda este ano em cursos gratuitos por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG) e Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec)”.

Para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Ivaiporã, Luis Carlos Favarin, a unidade integrada representa uma indústria de mão de obra qualificada que vem acompanhada de um grande desenvolvimento na área social. “Esta foi uma luta de vários anos, mas valeu esperar”, comentou.

O ex-governador do estado do Paraná, Orlando Pessutti, acredita que a cidade passa para um patamar superior a partir da inauguração da unidade integrada. “É um sonho que se transforma em realidade”, disse.

Solenidade

Participaram da solenidade de inauguração os deputados federais André Vargas e Alex Canziani; o presidente da Câmara Municipal de Ivaiporã, Edivaldo Aparecido Montanheri; o vice-presidente da Fecomércio PR, Ari Faria Bittencourt; o chefe da Assessoria Parlamentar da Confederação Nacional do Comércio (CNC) junto ao poder legislativo, Roberto Velloso; o presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Ivaiporã, Davi Soares Ruas; o presidente da Associação Comercial de Ivaiporã, Miguel Amaral; a presidente da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios de Ivaiporã, Nadir Maciel; o ex-prefeito de Ivaiporã, Célio Pereira; o major da Polícia de Ivaiporã, José Francisco Cardoso; além de prefeitos da região; presidentes de sindicatos patronais do comércio de bens, serviços e turismo; conselheiros do Sesc e do Senac; diretores e colaboradores do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR.

14/05/2013 às 00:00