NOTÍCIAS

II Congresso de Tango movimenta Curitiba no feriado

O Sistema Fecomércio Sesc Senac PR foi um dos apoiadores do II Congresso de Tango de Curitiba, realizado de 6 a 9 de setembro, no Centro Histórico. Durante quatro dias a capital paranaense recebeu uma programação diversificada, que reuniu 25 artistas, palestras, aulas e espetáculos. O evento foi promovido pelo Consulado Argentino em Curitiba e […]

10/09/2018

O Sistema Fecomércio Sesc Senac PR foi um dos apoiadores do II Congresso de Tango de Curitiba, realizado de 6 a 9 de setembro, no Centro Histórico. Durante quatro dias a capital paranaense recebeu uma programação diversificada, que reuniu 25 artistas, palestras, aulas e espetáculos. O evento foi promovido pelo Consulado Argentino em Curitiba e por Vania Andreassi, do Centro Cultural Todo Tango.

A abertura do congresso ocorreu na quinta-feira (06) à noite, no Teatro Sesc da Esquina, com um espetáculo que contou a história do Tango, patrimônio cultural da humanidade desde 2009. A apresentação contou com as presenças do presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Ari Bittencourt; do cônsul da Argentina em Curitiba, Pedro Ezequiel Marotta; do diretor regional do Sesc PR, Emerson Sextos, e do diretor da Câmara de Relações Internacionais da Fecomércio PR, Rui Lemes.

Parte da programação foi gratuita, com aulas para iniciantes, práticas, palestras e apresentações, com a de encerramento, realizada no domingo (09), no Memorial de Curitiba. A orquestra La Tanturi e bailarinos premiados animaram o público que lotou o espaço cultural.

O cônsul Pedro Ezequiel Marotta avalia que o evento foi um sucesso. “Foi uma proposta mais ambiciosa do que no ano passado, com artistas renomados. Esse tipo de evento é importante para manter viva essa prática cultural. O tango está crescendo muito no mundo inteiro, as atividades associadas ao tango geram negócios. Inclusive muitos dos sapatos de dança utilizados são fabricados no Brasil”, destacou o cônsul.

De acordo com o instituto TantoTecnia, o ritmo argentino movimenta 500 milhões de dólares em todo o mundo, entre shows, aulas, festivais e roupas. Os países com maior número de novos membros em grupo de tango no Facebook são o México e, em segundo lugar, o Brasil, com 44,8% de aumento entre 2014 e 2016.  A organizadora do congresso, bailarina e professora de tango Vania Andreassi agradeceu a todos os parceiros na realização de mais uma edição do evento. “É uma satisfação muito grande realizar um evento deste nível, trazendo essa arte tão linda que é o tango, a dança mais praticada no mundo. Esta segunda edição trouxe como tema a prática em salão”, explicou Vania.

>> Fotos abertura II Congresso de Tango de Curitiba – Teatro Sesc da Esquina

>> Fotos encerramento II Congresso de Tango de Curitiba – Memorial de Curitiba

Texto: Karla Santin – karla@pr.senac.br

Publicado por admin

10/09/2018 às 15:07

©2024 • Fecomércio PR. Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.