Intenção de consumo segue em elevação no Paraná

Indicador da CNC e Fecomércio PR teve o terceiro aumento consecutivo

25/10/2022

A intenção de consumo dos paranaenses subiu mais uma vez. A pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) teve o terceiro aumento consecutivo e chegou a 103,1 pontos. Na comparação com setembro, houve alta de 2,3%.

O índice avançou 2,1% em relação ao mês anterior na média nacional. O aumento reflete a combinação da deflação com a ampliação do emprego formal, das transferências de renda e do acesso ao crédito. A intenção de Consumo das Famílias paranaenses é a terceira maior do país, ficando atrás somente de Alagoas e Amapá.

Os fatores com maior crescimento em relação a setembro foram Perspectiva de Consumo (8,9%), Nível de Consumo Atual (7,5%), Perspectiva Profissional (5,1%) e Renda Atual (1,5%). Entretanto, a avaliação dos consumidores sobre se esse é um bom Momento para consumo de bens Duráveis caiu 5,5% na variação mensal e de forma ainda mais acentuada na variação anual, ao despencar 47,2%. O aspecto Emprego Atual também apresentou redução de 2,2% na comparação com setembro.

No Paraná, o indicador cresceu sobretudo entre as famílias de menor renda, entre as quais a elevação mensal foi de 2,7%. Já entre as famílias de maior renda, o aumento foi de 0,7%.

Karla Santin – jornalismo@fecomerciopr.com.br | (41) 99236-3335

Publicado por Karla Santin