Indicador de Intenção de Consumo das Famílias paranaenses fecha 1º semestre em queda contínua

Em curva decrescente desde janeiro, ICF ficou em 101,8 pontos em junho, com queda de 0,6%

27/06/2023

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) segue em queda no Paraná, de acordo com dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR). O indicador apresenta curva decrescente desde janeiro e em junho ficou em 101,8 pontos, com queda de 0,6% na comparação com maio.

No entanto, em relação a junho de 2022 a ICF paranaense teve crescimento de 4,7% e está acima da média nacional, que ficou em 97,3 pontos. Mesmo com a elevação mensal de 2,6%, a ICF brasileira ainda demonstra a insatisfação dos consumidores.

A opinião das famílias de maior renda é que mais impactou no resultado de junho no Paraná. Entre as famílias com renda acima de dez salários mínimos o índice ficou em 107,8 pontos, com baixa mensal de 4%. Todos os aspectos avaliados tiveram redução nessa faixa de renda, sobretudo Momento para Duráveis (-9%), Nível de Consumo Atual (-8,9%) e Perspectiva de Consumo (-5,6%).

Entre as famílias de menor renda a ICF marcou 100,6 pontos, com aumento de 0,2% em junho, puxado pela avaliação positiva destes consumidores sobre sua Renda Atual (2,9%) e Nível de Consumo Atual (2,5%).

GRÁFICOS EM JPEG

Assessoria de Imprensa:

Karla Santin – jornalismo@fecomerciopr.com.br | (41) 3883-4530 – WhatsApp (41) 99236-3335

Publicado por Karla Santin

27/06/2023 às 09:14