Os paranaenses apresentam boas expectativas para as compras de fim de ano

ICF apresentou alta de 2,2% em dezembro

10/01/2023

Os paranaenses apresentam boas expectativas para as compras de fim de ano. A pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), apresentou alta de 2,2% em dezembro na comparação com novembro e está em 107,8 pontos. Já em relação a dezembro de 2021 houve elevação de 7,7%.

Por causa da compra de presentes de Natal e com a injeção do 13º salário, o fator Compra de Bens Duráveis, que vinha em curva de redução, subiu 9,4% ante novembro. O aspecto Perspectiva Profissional também cresceu 7,4%. Outros fatores avaliados pelo estudo que tiveram aumento foram Perspectiva de Consumo (4,2%), Acesso ao Crédito (1,1%) e Nível de Consumo Atual (0,4%). Por outro lado, apresentaram redução a avalição dos paranaenses sobre o Emprego Atual e Renda Atual, ambos com baixa de 0,3%.

Na segmentação por renda, a ICF teve maior crescimento entre as famílias com renda de até dez salários mínimos, evolução de 2,6%. Já entre as famílias com renda acima de dez salários mínimos houve aumento de 0,5% na comparação com novembro.

Publicado por Karla Santin

10/01/2023 às 09:57