Índice de Confiança do Empresário do Comércio paranaense encerra 1º trimestre em queda

Avaliação dos empresários do estado sobre as condições atuais indica insatisfação. Por outro lado, crescem expectativas para o futuro e sobre a contratação de pessoal

31/03/2023

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio paranaense (Icec) finalizou o primeiro trimestre de 2023 no menor nível desde julho de 2021 e ficou em 108,1 pontos em março, com redução mensal de 1,7%. Essa foi a quarta queda consecutiva do índice, apurado mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR).

Desde dezembro do ano passado o indicador paranaense está abaixo da média nacional, que atingiu 112,3 pontos em março.

Dos fatores avaliados, as Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC) tiveram a menor pontuação, com 91,8 pontos, e queda mensal de 9,6%. Por estar abaixo de 100 pontos esse subindicador sinaliza a insatisfação dos empresários com relação às condições atuais da economia, do comércio e de suas empresas.

Por outro lado, os empreendedores paranaenses se mantêm esperançosos por dias melhores. O quesito Expectativas do Empresário do Comércio (IEEC) ficou em 129,4 pontos, com alta mensal de 5,6%.

Apesar na redução de 2,5%, o indicador que mede os Investimentos do Empresário do Comércio (IIEC) obteve 102,9 pontos e ficou acima da pontuação nacional, que atingiu 101,5 pontos, o menor patamar em 20 meses. A intenção de contratação de funcionários foi o que puxou esse subindicador no Paraná. A expectativa de ampliação do quadro funcional nas empresas paranaenses cresceu 5% em março na comparação com fevereiro, especialmente nas organizações com mais de 50 colaboradores.

Análise por porte da empresa

Com 122,1 pontos, o ICEC das empresas de médio e grande porte ficou acima da pontuação registrada para as micro e pequenas empresas, que chegaram a 107,8 pontos em março.

DOWNLOAD DOS GRÁFICOS EM JPEG

Assessoria de Imprensa:

Karla Santin – jornalismo@fecomerciopr.com.br | (41) 3883-4530 – WhatsApp (41) 99236-3335

Publicado por Karla Santin

31/03/2023 às 09:13